compartilhe >>

"Se mantivermos esse cenário junto com o que ainda está por vir, eu temo o que vai acontecer", diz secretária de Saúde de Santa Cruz


Publicado 21/02/2021 15:32
Atualizado 21/02/2021 22:30

Covid-19 Geral   CORONAVÍRUS

Não passou. A pandemia da Covid-19 segue fazendo vítimas no Vale do Rio Pardo e o aumento no número de casos preocupa a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul. De acordo com a responsável pela pasta, Daniela Dumke, o município passa por um dos momentos mais delicados dos últimos tempos. "Se mantivermos esse cenário junto com o que ainda está por vir, eu temo o que vai acontecer. Isso nos preocupa muito! Tiveram festas e aglomerações no litoral. Solicitamos aos santa-cruzenses que nos auxiliem, que nos ajudem se cuidando", diz.

Segundo ela, a Secretaria de Saúde já recebeu, inclusive, alguns relatos de reinfecção. Além disso, outro ponto que preocupa é o surgimento de outras variantes do coronavírus. "Uma preocupação que tenho é com as novas cepas. Ainda não temos relatos aqui, mas é uma realidade próxima. Me preocupa porque vejo que a população parece não acreditar na situação. Precisamos da conscientização de todos", pede. 

Embora Santa Cruz do Sul não registre falta de leitos de UTI, Daniela Dumke reforça que este é um cuidado que o município preza. "É um medo que temos. Cada dia oscila muito e cada dia nossa preocupação aumenta", fala. Outro anseio é quanto ao bem-estar dos profissionais da área da saúde. "Eles estão há um ano lutando pela saúde das pessoas e muitos acham que é brincadeira. O profissional também cansa, fica doente, tem suas angústias. Ele tem medo de pegar o vírus e levar para a família. Há cansaço emocional e físico", salienta. 


Foto: Divulgação
Pandemia ainda preocupa em Santa Cruz do Sul
Pandemia ainda preocupa em Santa Cruz do Sul