compartilhe >>

No skate, a busca por grandes voos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 20/02/2021 10:50
Atualizado 20/02/2021 10:50

Geral   REALIZAÇÃO

Que o esporte tem a capacidade de transformar pessoas, todo mundo sabe. No entanto, para que as ideias saiam do papel e atinjam o público desejado, é necessário cabeças que pensem em prol da comunidade.  Assim, a pratica do skatismo, que por muito tempo foi sinônimo de descriminação, vai ganhando cada vez mais espaço pela região através de projetos e ações que buscam incluir crianças, adolescentes e adultos.

Conhecido  no cenário regional, estadual, nacional e internacional, o skatista  santa-cruzense Gabriel Kwiatkowski Jr, conhecido popularmente como Gabriel Jr, tem desenvolvido diversas ações na busca por uma expansão do skate pela região, algo que segundo ele, já está sendo visível tendo em vista  a quantidade de pessoas praticando o esporte atualmente na cidade. “O número de praticantes vem aumentando. Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil é a segunda potência mundial no esporte. Ganhou espaço agora com as Olimpíadas de Tóquio, o que vai representar uma expansão ainda maior.  Aqui em Santa Cruz, vejo várias pessoas desenvolvendo espaços para andar e gente com skate na rua”, comemora o skatista.

Experiência internacional

Atualmente com 33 anos, Gabriel afirma que 19 foram em cima do skate, o que lhe proporcionou muitas viagens e conhecimento de outras culturas. “Tive a oportunidade de conhecer diversos países. Aprendi a falar inglês em razão do skate para me comunicar com outras pessoas que andavam lá. Foi através do skate que pude promover projetos sociais em vários bairros de Santa Cruz. Isso abriu minha mente para outras realidades e me instigou a poder fazer a diferença na vida das pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades que pude ter”, revela.

Projetos

Como ficou por muitos anos fora do país competindo e trabalhando em projetos pessoais, os trabalhos sociais em Santa Cruz acabaram se enfraquecendo com sua ausência até chegar ao ponto de acabar. O skatista conta que o retorno para a cidade natal está relacionado ao desejo de ver os projetos acontecendo novamente no município.“Proporcionar oportunidade para a criançada é a missão, o esporte salva e resgata “, ressalta o skatista.

Integrando a Secretaria do Esporte de Santa Cruz do Sul, o  santa-cruzense afirma já ter vários projetos encaminhados para popularizar a modalidade em Santa Cruz. “Entrei na Secretaria com projetos para incentivar o skate nos bairros. Atualmente, temos três pistas, sendo uma delas de nível profissional para competições nacionais. Algo que vai sair do papel em breve é a construção das mini-pistas de skate nos bairros da cidade para que todos tenham acesso”, ressalta.

Inclusão Social

Segundo Gabriel Jr, o skate pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão social para que jovens e adolescentes possam aproveitar os momentos diversão que a modalidade oferece. O skatista, ainda salienta o apoio do Poder Público para  que diversos propostas pudessem sair do papel e se tornassem realidade, beneficiando centenas de jovens santa-cruzenses.

Agora, o foco é continuar trabalhando para que a modalidade possa alcançar voos cada vez mais altos. “O skate é a arma que Deus me deu para expressar tudo o que ele botou dentro do meu coração. Algo que Deus colocou na minha vida para ajudar o próximo e ter realizações pessoais. É a ferramenta que tenho para estar transformando realidades ao meu redor”, afirma Gabriel Jr.


Foto: Arquivo Pessoal
Gabriel Jr pretende expandir a prática do skate com a criação de novas pistas
Gabriel Jr pretende expandir a prática do skate com a criação de novas pistas