compartilhe >>

Obra da Escola José Mânica está no orçamento de 2021 do Governo do Estado


Publicado 07/03/2021 17:24
Atualizado 07/03/2021 17:28

Geral   SANTA CRUZ

Uma espera de quase nove anos parece, por fim, ter previsão de terminar. O projeto de construção do novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, em Santa Cruz do Sul, encontra-se em fase de orçamento junto à Secretaria de Obras Públicas Saneamento Habitação (Sop) do Rio Grande do Sul. A informação é da Secretaria Estadual de Educação.

Aguardada desde 2012, quando o prédio principal foi demolido devido às más condições, a obra avaliada em R$ 1 milhão tem recurso reservado no orçamento de 2021. Conforme a diretora Daiane Lopes, o Governo do Estado divulgou à instituição que todos os projetos já estão prontos. "A previsão é que o início das obras aconteça em maio", diz. 

Além de substituir a estrutura retirada há quase uma década, a construção é essencial para o funcionamento da escola. Afinal, o segundo prédio, construído no final dos anos 70, já possui rachaduras nas paredes e saliências nos pisos do primeiro e segundo andar. 

Desde a demolição da estrutura principal, quem não foi realocado para o segundo prédio, estuda em uma sala modular, com paredes de gesso acartonado. Um espaço de gesso acartonado abafado e quente, que não permitiu o retorno presencial de alunos, por exemplo, durante a pandemia da Covid-19. "Não conseguimos retornar ao presencial em razão da precariedade em que se encontram", ressalta Daiane. 

Leia mais: Sete anos de improviso e mais um prédio em más condições


Foto: Luiza Adorna / Portal Arauto
Desde a demolição da estrutura principal, quem não foi realocado para o segundo prédio, estuda em uma sala modular
Desde a demolição da estrutura principal, quem não foi realocado para o segundo prédio, estuda em uma sala modular