Confira o calendário de retorno das aulas na rede pública e particular de Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Publicado 17/02/2021 06:26
Atualizado 17/02/2021 09:37

Geral   EDUCAÇÃO

2021 será mais um ano de ensino adaptado nas aulas em meio à pandemia da Covid-19. Na rede estadual de ensino, as escolas darão continuidade ao modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula. O retorno está previsto para o dia 8 de março e se encerram no dia 21 de dezembro.

Entretanto, no dia 8, retornam apenas os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). Já no dia 11 retornam os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e, por fim, no dia 15, retornam os alunos dos Ensinos Médio e Técnico. Conforme o Governo do Estado, o calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos deverão ocorrer entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.

O ano letivo nas escolas municipais de ensino fundamental de Santa Cruz do Sul também terá início no dia 8 de março. Na mesma data começam as aulas da pré-escola, ou seja, para alunos de 4 e 5 anos, e das turmas de educação de jovens e adultos. Já os pequeninos, de zero a três anos de idade, das turminhas de educação infantil, iniciam as atividades nesta quinta-feira (18), após o feriado de carnaval.

O modelo que será seguido em 2021 é o híbrido semanal, com alternância entre grupos de alunos. Enquanto um grupo terá aulas presenciais na escola durante uma determinada  semana, o outro estará em casa, com aulas remotas. Na semana seguinte a situação se inverte, o grupo que estava em casa passa a ter aulas presenciais e o que estava em sala de aula fará as lições em casa. 

Rede privada

As escolas privadas de Santa Cruz do Sul iniciam as aulas na segunda-feira (22). No Colégio Mauá, o retorno será híbrido, com 50% dos estudantes num dia e outros 50% no dia seguinte, com atividades remotas. No total, são 2,1 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, que serão atendidos por 150 professores e 75 monitores.

Na escola Educar-se, 570 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio voltam às aulas neste mesmo dia. Para dar início à programação, no entanto, a escola deve manter o modelo adotado em 2020. Conforme os protocolos de distanciamento, para o combate à Covid-19, as turmas serão divididas em dois grupos, com cronograma específico de participação presencial.

Novidade em Santa Cruz do Sul, o início das aulas da escola de Ensino Médio do Senac também iniciam dia 22 de fevereiro. A primeira turma da instituição será recebida a partir das 7h30min, com uma aula inaugural e diversas atrações de recepção, com todos os cuidados em meio à pandemia.

Já no Marista São Luís, o dia 22 será reservado para a recepção do estudantes novos e na terça-feira (23) iniciam as atividades presenciais. A escola organizou-se de acordo com os protocolos da Rede e do Município, com ambientes para as aulas que serão escalonadas (por semana) e no modelo híbrido, com a tecnologia Marista Virtual 3.0 e Teams.

O Colégio Dom Alberto também começa o retorno no dia 22, de forma híbrida, obedecendo todos os decretos e orientações governamentais. Para isso, atividades de formação pedagógica e acolhida socioemocional serão realizadas nesta quarta, quinta e sexta-feira.

Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inicia as aulas em 2021 no dia 1º de março. A data de retorno é válida para todos os cursos da instituição. De acordo com informações da assessoria da Unisc nesta segunda-feira (15), a retomada das atividades deve ser realizada no formato em que as aulas terminaram no dia 15 de janeiro de 2021: com aulas práticas presenciais e teóricas de forma remota. Entretanto, é possível que ainda ocorram mudanças nestes últimos 15 dias de fevereiro, dependendo as alterações realizadas nos decretos da pandemia.


Foto: Freepik
Retomadas das atividades estão previstas tanto para fevereiro quanto para março no município
Retomadas das atividades estão previstas tanto para fevereiro quanto para março no município