compartilhe >>

Santa Cruz terá rota de voo para Porto Alegre a partir de maio


Fonte: Portal Arauto e Governo do Estado
Publicado 12/02/2021 13:56
Atualizado 12/02/2021 14:56

Geral   INVESTIMENTO

Santa Cruz do Sul está entre os oitos municípios do Rio Grande do Sul que passam a contar com novas rotas de voos comerciais a partir de maio. O anúncio foi feito pela Azul Linhas Áreas durante visita do governador Eduardo Leite às instalações da empresa em Barueri (SP), nesta sexta-feira (12).

Além da Terra da Oktoberfest - que terá quatro voos semanais -, Bagé, Canela, Erechim, Santana do Livramento, São Borja, Santa Rosa e Vacaria são as novas bases de operação da Azul. Todos os voos terão ligação com Porto Alegre e serão cumpridos com as aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta. As passagens começam a ser comercializadas em março. 

A ampliação só foi possível pelo trabalho de aproximação do governo com as companhias áreas e da revisão dos incentivos à aviação regional. “Seremos o Estado mais conectado do país, sendo que temos a sexta maior população. É uma grande notícia, afinal, além de conectar pessoas, seja para turismo ou visitar pessoas queridas, representa um incremento importante de logística. E logística é fundamental para o desenvolvimento de um Estado, por isso é um dos pilares da nossa agenda de governo em prol da competitividade”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Ainda, segundo ele, além de manter um diálogo com as empresas interessadas, foi realizado um investimento através da revisão do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, para aprimorar a política fiscal para a aviação regional. "Junto com o enorme esforço, com reformas e diversas ações de reajuste da máquina e de aumento da arrecadação, para retomar a capacidade de investimento do Estado e, assim, cumprir a nossa missão de tornar melhor a vida dos gaúchos”, completou.

Para incentivar a aviação regional e reduzir os impactos causados pela pandemia no transporte aéreo, o governador assinou em dezembro de 2020 um decreto alterando o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), que reduz a base de cálculo do ICMS na aquisição de querosene para as companhias. Na prática, quanto mais rotas, assentos e frequência de voos, dentre outros parâmetros, uma empresa oferecer no Rio Grande do Sul, menos imposto sobre o combustível pagará. O novo texto, que entrou em vigor em janeiro deste ano, determina que a carga a tributária poderá chegar a 4%, sendo que o máximo ficará em 7,5%.

De acordo com o presidente da Azul, John Rodgerson, além da retomada e da abertura de rotas regionais – cujas operações começam em maio, mas a venda de passagens se inicia em março –, a empresa também ampliará algumas rotas já existentes. A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do Estado, sendo 12 realizadas pela Azul Conecta. “De uma só vez, a Azul passa a atender oito novos destinos. É um grande marco na história do Estado e da nossa empresa. Isso reforça a promoção do turismo e do desenvolvimento da economia em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Estamos felizes e ansiosos para iniciar as operações e oferecer a opção do transporte aéreo para mais cidades do interior do Estado. Cada novo voo mexe com todo o dinamismo turístico e econômico e temos certeza de que essas novas operações colocarão as oito cidades em um outro patamar, sendo conectadas com todas as regiões do Brasil e do mundo por meio da nossa malha”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul , Marcio Martins, celebrou a confirmação da Azul e afirmou que o Município deve agilizar os preparativos para que o Aeroporto Luiz Beck da Silva possa receber os voos. A lista inclui o fechamento dos açudes, adaptação de uma área para receber os passageiros, sinalização da pista e até cursos para a Guarda Municipal realizar a segurança. “É uma excelente notícia. Por sermos um polo regional, nada mais justo do que termos voos de uma companhia de carreira como a Azul. Para o desenvolvimento e o turismo da região é muito relevante e será um plus a mais para nossa cidade”, frisou Martins. 


Foto: Divulgação
Santa Cruz terá rota de voo para Porto Alegre a partir de maio


Foto: Divulgação
Uma das aeronaves a ser utilizada
Uma das aeronaves a ser utilizada