compartilhe >>

Arauto Saúde: o papel dos profissionais da saúde no combate à Covid-19


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/02/2021 08:00

Geral Arauto Saúde   NA LINHA DE FRENTE

A importância dos profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19 já está consolidada e é consenso entre a população. Muitas foram as dificuldades enfrentadas desde o princípio da pandemia,  tendo os médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros da área da saúde lutado contra um inimigo poderoso e intimidador. A técnica em enfermagem Patrícia Regert Curcino, que trabalha na UPA 24 horas Santa Cruz do Sul, é a convidada dessa semana do Arauto Saúde e detalha como é estar diariamente no enfrentamento da Covid-19. 

Segundo a profissional, a disseminação do vírus ocorreu de maneira muito rápida, tendo em poucas semanas após o primeiro caso confirmado no Brasil, a doença já se espalhado pelos Estados e posteriormente nos municípios. “Lembro-me de ter ouvido no início do ano passado. No entanto, isso ainda era muito longe de nós, e num piscar de olhos isso chegou a São Paulo, Rio de Janeiro e em pouco tempo já estávamos atendendo pacientes aqui”, conta a técnica em enfermagem.

Em um primeiro momento, Patrícia revela terem sido momentos de muita insegurança e medo em razão da doença ainda ser uma incógnita para a comunidade científica e população em geral. Felizmente, com o passar das semanas, protocolos foram surgindo para garantir uma tranquilidade maior no trabalho dos profissionais da área da saúde, o que, segundo Patrícia, foi muito importante. “Aos poucos foram se criando nas redes de saúde protocolos de segurança para toda a linha de frente e também para os pacientes. E com o passar do tempo, isso fez com que se tivesse uma confiança maior para a gente exercer o trabalho”, ressalta a profissional.

Além da família, em casa, os próprios pacientes se tornaram uma preocupação para os profissionais da saúde, que tinham que acompanhar o tratamento dos infectados que estavam em isolamento e faziam muitas vezes o papel da família nestes momentos. “A gente, como técnica em enfermagem, por prestar este auxílio, cuida da pessoa como um familiar, pois quando a pessoa é positivada ela fica em isolamento até da família na internação. Então, é muito gratificante poder atuar contra o Covid-19”, afirma orgulhosa a técnica em enfermagem.


Foto: Divulgação
Profissionais da área da saúde têm tido papel fundamental no enfrentamento da pandemia
Profissionais da área da saúde têm tido papel fundamental no enfrentamento da pandemia