compartilhe >>

Linha Henrique D’Ávila pode ter modelo de parceria entre Estado e Município


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/02/2021 07:00

Geral   NOVO CAPÍTULO

Uma novela quase sem fim. Isso é o que pensam os moradores ou usuários da VRS-847. A estrada, que liga o Centro de Vera Cruz a Linha Henrique D’Ávila e outras localidades agora tem um novo capítulo, no entanto, o final feliz ainda parece um pouco distante. De acordo com o prefeito, Gilson Becker, que quando era secretário convivia com a demanda vinda das comunidades cortadas pela via, uma das possibilidades estudadas pelo Executivo era a municipalização, o que daria à Prefeitura, além da autonomia para realizar o calçamento, a responsabilidade de manutenção de obras e da segurança do trânsito no local.

Conforme Becker, outra possibilidade, levantada pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), Luciano Faustino da Silva, durante visita de uma comitiva vera-cruzense ao órgão é de um programa de parcerias entre o Estado do Rio Grande do Sul e os municípios para a pavimentação de estradas vicinais e de acesso a localidades.

Contado pela reportagem do Jornal Arauto, o secretário extraordinário de parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto, confirmou com exclusividade que o governador Eduardo Leite está preparando um modelo de parceria com os municípios para pavimentação de rodovias, especialmente de acessos municipais. Ainda conforme o Secretário, a pasta não está participando da montagem do projeto e, por isso, não tem detalhes, mas confirmou que o modelo deve ser lançado em breve.

O Prefeito de Vera Cruz afirmou também que outra possibilidade para a rodovia seria a municipalização. Segundo Gilson Becker, a documentação para este trâmite inclusive já está reservada, mas o Executivo aguarda para ter conhecimento do projeto de parceria. Becker ressaltou que a empresa responsável pelo estudo de tráfego no trecho segue trabalhando, no entanto, o clima não tem contribuído para tal serviço nos últimos dias.

O DAER e a Secretaria Estadual de Logística e Transportes também foram contatados pela reportagem, mas não retornaram o contato até o fechamento desta edição.

O secretário de transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira, dia 11, para tratar da reestruturação administrativa do DAER deu indícios sobre possíveis investimentos em parceria com municípios, a partir da sobra de recursos no órgão. Os valores investidos, principalmente em acessos asfálticos de municípios, são da ordem de R$ 200 milhões.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Pavimentação da via é demanda antiga de moradores e usuários
Pavimentação da via é demanda antiga de moradores e usuários