compartilhe >>

Saiba o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval na região


Publicado 11/02/2021 06:20
Atualizado 11/02/2021 19:04

Geral   ORGANIZE-SE

Os municípios do Vale do Rio Pardo farão ponto facultativo na próxima segunda e terça-feira (15 e 16), feriadão de Carnaval.

Em Santa Cruz do Sul, conforme decreto, que determina o ponto facultativo estarão funcionando Caps AD, Samu, Centro Materno Infantil (Cemai), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho, Ambulatório de Campanha e setor de transportes.

Também seguirão funcionando Conselho Tutelar, Escritório da Mulher, Abrigo, Albergue Municipal, Guarda Municipal, além dos setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e equipe de varrição manual diária e de limpeza das vias. A coleta de lixo também será realizada normalmente.

A feira rural Central estará aberta na segunda-feira, em horário normal, das 15h às 19h. Já na terça-feira estarão abertas as feiras dos bairros Senai, no horário das 6 horas ao meio-dia; do Esmeralda, das 14 horas às 19 horas; e da Independência, das 14 horas às 19 horas.

Em virtude do feriadão estendido de carnaval, o benefício do vale-alimentação para os servidores municipais será pago antecipadamente, nesta sexta-feira (12).

O expediente volta ao normal nas repartições públicas de Santa Cruz na quarta-feira de cinzas (17).

Na cidade vizinha, Vera Cruz, o ponto facultativo também ocorrerá em relevância da comemoração aos festejos carnavalescos no país. Conforme a assessoria da Prefeitura, a determinação não se aplica aos serviços considerados essenciais, que trabalham em regime de escala de plantão. Os trabalhos do Serviço de Água e Esgoto (Semae), a coleta de lixo e o plantão do Hospital Vera Cruz (HVC) serão executados normalmente. 

Em Rio Pardo, a Prefeitura vai manter o ponto facultativo de Carnaval neste ano, mesmo sem as comemorações. Nos dias 15 e 16 de fevereiro as repartições públicas estarão fechadas, mas os serviços considerados essenciais seguem funcionando normalmente.

Já em Vale do Sol, apenas o plantão da saúde e do Semae irão funcionar nos dois dias, serviços considerados pela Prefeitura como essenciais. As outras atividades serão suspensas durante o feriadão. 

Supermercados

A orientação do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e região é que os supermercados e as lojas abram normalmente na segunda-feira (15). Já na terça-feira (feriado), os estabelecimentos devem praticar o horário de domingo.

Rapidinho

O Estacionamento Rotativo Rapidinho ficará suspenso no início da próxima semana em Santa Cruz do Sul. O ponto facultativo de Carnaval – comemorado na próxima terça-feira - fará com que o serviço não ocorra na segunda e terça-feira, retomando à atividade normal na Quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro.

O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Santa Cruz do Sul (Consepro), gestor do Rapidinho, Guido Fernando Hermes explica que tradicionalmente a operação nas 47 quadras da Faixa Azul fica suspensa durante o período de Carnaval. 

A operação ocorrerá normalmente até este sábado (13), das 9h ao meio-dia. 

Agências bancárias

A Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16 - segunda e terça-feira de carnaval - não haverá atendimento ao público nas agências.

Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Embora sem comemorações, municípios terão ponto facultativo
Embora sem comemorações, municípios terão ponto facultativo