compartilhe >>

658 crianças iniciam ano letivo em Vera Cruz a partir desta segunda


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 07/02/2021 06:59
Atualizado 07/02/2021 08:56

Geral   EDUCAÇÃO

Tudo pronto para as sete escolas municipais de Educação Infantil de Vera Cruz começarem a receber a criançada a partir de segunda-feira, 8 de fevereiro, em um retorno gradual das turmas, em meio turno. Vera Cruz está entre os primeiros municípios do Vale do Rio Pardo a dar início ao ano letivo 2021 na rede municipal de ensino, aponta pesquisa feita pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, a Amvarp. Apenas Venâncio Aires já iniciou. Na Capital das Gincanas, iniciam neste primeiro momento as turmas de Nível B e Pré-escola 1, o que gira em torno de 325 crianças, distribuídas em turmas de manhã e à tarde, respeitando os protocolos que exigem a ocupação de 50%.

Dia 17 de fevereiro volta o Berçário B e o Nível A; e dia 1º de março o Berçário A. Quem frequentar o turno da manhã irá entre 7 horas e 11h45min, e quem optar pelo turno da tarde, terá atividades nas escolas das 13 horas às 17h45min. As EMEFs começam dia 22 de fevereiro.

Boa adesão

Para a organização das EMEIs, a Secretaria Municipal de Educação realizou levantamento com as famílias das 750 crianças já matriculadas na rede (ainda restam as do Berçário A, que voltam apenas em março) e apenas 92 não retornaram imediatamente. Igualmente consultado, o quadro de funcionários, composto por cerca de 200 profissionais, deve ter baixa de apenas oito, por se enquadrarem em grupo de risco, e que deverão ser substituídos. O número de 658 crianças iniciando o ano letivo neste mês de fevereiro não surpreende a titular da pasta, Micheli Rech. “Ainda que ano passado a maioria das famílias respondeu pelo não retorno em levantamentos feitos, dessa vez já esperávamos esta adesão e percebemos o quanto os pais estão necessitando deste espaço pedagógico e de interação proporcionado pela escola”, frisa a Secretária da Educação.

Preparativos

A organização da SMED para o ano letivo de 2021 começou ainda no ano passado, especialmente quanto ao quadro pessoal e na busca por maneiras efetivas para seguir os protocolos para o retorno seguro dos pequenos. Mas nesta semana, de forma mais intensa, a agenda foi repleta de atividades. Reunião com equipes diretivas na segunda-feira, para explanar sobre a organização, formação e protocolos exigidos, seguindo pela recepção aos educadores nas escolas, apresentação de vídeos da Secretaria de Saúde sobre os cuidados de proteção ao coronavírus, limpeza e organização dos espaços escolares preencheram a semana, para que nesta segunda-feira as crianças possam ser acolhidas.

 


Gabriel Fuelber/ Jornal Arauto
Nesta semana, equipes das EMEIs deixaram tudo pronto
Nesta semana, equipes das EMEIs deixaram tudo pronto