compartilhe >>

Arauto Saúde: veja a importância de manter os cuidados com a higiene bucal dos idosos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 06/02/2021 08:00
Atualizado 06/02/2021 08:07

Geral Arauto Saúde   CUIDADOS AOS IDOSOS

É consenso que manter os cuidados com a saúde de nossa boca é fundamental para evitar que doenças e situações desagradáveis possam ocorrer. No entanto, muitos idosos enfrentam dificuldades para manter a manutenção em dia, por conta de não terem mais condições físicas para realizar esses deveres tão importantes para a sua saúde. Assim, o papel dos familiares e cuidadores são indispensáveis para que se tenha um acompanhamento em relação a sua higiene bucal. A dentista Rita Gomes é a convidada dessa semana do Arauto Saúde e revela detalhes sobre as atenções necessárias para que se tenha um maior controle sobre a saúde da boca dos idosos.

Segundo a dentista especializada, a pandemia trouxe um problema importante para as clínicas odontológicas, em razão dos idosos se sentirem receosos em irem consultar por estarem expostos. “O vírus está muito associado à boca, em razão da transmissão ocorrer via gotículas de saliva e via respiratória. Assim, muito se limitou o acesso aos cuidados com a boca, com isso algumas consultas odontológicas acabaram sendo prejudicadas”, ressalta a dentista. Dessa forma, Rita afirma ser de suma importância que se tenha o acompanhamento diário dos idosos em casa ou nas casas geriátricas, para evitar possíveis  complicações. “Quando a pessoa tem dificuldades em realizar essa manutenção, ela pode ter doenças inflamatórias e infecciosas, chamadas doenças periodontais, que interferem em outras partes do corpo como diabetes, doenças respiratórias e pneumonias frequentes”, destaca.

Os cuidados com idosos utilizando próteses também são necessários, segundo a dentista, que revela ser importante uma atenção maior para ver se a higienize com a prótese está em dia, pois embaixo dela podem ficar restos de comida, bactérias, fungos e vírus. Além disso, Rita orienta que os idosos não utilizem próteses que quebraram, pois isso pode causar  traumas e lesões nos tecidos gengivais. Conforme a dentista, os problemas em idosos podem ser obervados através de odor vindo da boca ou se ele não quiser se alimentar por algum motivo. Rita finaliza aconselhando que em casos mais urgentes  se procure por dentistas que atendam domiciliarmente caso o idoso esteja com medo de ir até algum consultório.


Foto: Divulgação
Cuidados com a saúde bucal dos idosos devem ser redobrados em meio à pandemia
Cuidados com a saúde bucal dos idosos devem ser redobrados em meio à pandemia