Força-tarefa vai intensificar fiscalização para evitar avanço da Covid-19 em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 04/02/2021 16:19
Atualizado 04/02/2021 17:25

Geral   CONTRA AGLOMERAÇÃO

A proximidade do feriado prolongado de carnaval e o aumento na ocorrência de aglomerações, especialmente durante a noite, em praças e logradouros, fez com que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Brigada Militar decidissem intensificar a fiscalização para evitar a propagação do coronavírus e o consequente aumento dos casos de adoecimento entre a população. As ações conjuntas, inicialmente de caráter preventivo, deverão se estender por tempo indeterminado.

Na tarde desta quinta-feira (4), representantes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Brigada Militar e Ministério Público estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) para pensar estratégias que otimizem as operações. O trabalho consistirá em abordagens e identificação de pessoas que estejam em desacordo com a Portaria Interministerial e os decretos estadual e municipal. 

Além das aglomerações em si, a fiscalização estará atenta para flagrar também casos de excesso de som automotivo, embriaguez ao volante, estacionamento irregular, consumo de álcool em via pública, desordem, entre outras infrações. “As ações de fiscalização seguem acontecendo, cada órgão tem suas atribuições, mas o que estamos propondo agora é somar forças para uma ação mais resolutiva”, frisou a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke.

A ideia, segundo a secretária, não é punir, mas orientar em um primeiro momento. “O foco é sempre a prevenção, é fazer com que as pessoas entendam a gravidade da situação. Mesmo com a chegada das vacinas, precisamos seguir tomando os cuidados necessários, afinal o vírus não foi embora”, disse. 

Segundo dados da Vigilância Sanitária, no mês de janeiro deste ano foram efetuadas 595 visitas a estabelecimentos para fiscalização de questões relativas à Covid-19, o órgão recebeu ainda 53 denúncias e expediu quatro autos de infração.


Foto: Luiz Fernando Bertuol
Força-tarefa vai intensificar fiscalização para evitar avanço da Covid
Força-tarefa vai intensificar fiscalização para evitar avanço da Covid