compartilhe >>

Torneio de Duplas será primeira atividade oficial de 2021


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 03/02/2021 17:43
Atualizado 03/02/2021 17:45

Esportes   EISSTOCKSPORT

Ainda sem poder abrir oficialmente a temporada de competições – ainda que o calendário já tenha sido definido –, a FGDE apoia a realização de mais uma competição interna do 25 de Julho, além de treinamentos nos demais clubes. Dessa vez, o Departamento Stocksport do Centro Cultural, localizado no Parque da Oktoberfest, realiza de um Torneio Duo.

A partir desta quinta-feira (4), ocorrem os jogos das duplas masculinas formadas a partir da classificação no torneio individual com mais algumas participações. As partidas iniciam às 19h30. Nas próximas semanas ocorrem também os jogos femininos, conforme cronograma informado pela organização e disponibilidade dos atletas. O torneio solo contou com mais de 30 atletas e a formação das duplas para o torneio ocorreu a partir de sorteio.

Assim como o torneio individual, a disputa em duplas é organizada pelo atleta e Educador Físico Eduardo Schuster. Conforme ele, o maior intuito é manter o departamento ativo. “A ideia é ter algum tipo de evento mobilizando os atletas todos os meses, até voltarmos com as competições oficiais”, antecipa.

Para o presidente da FGDE, Sérgio Böhm, manter os atletas em atividade é extremamente importante. “Temos grandes competições pela frente e a perspectiva de projetos de apoio para essas disputas. Precisamos seguir trabalhando para que, no pós-pandemia, possamos voltar com força total”, projeta o dirigente.

A competição obedecerá ao distanciamento previsto nos decretos municipal e estadual, já que envolverá apenas um clube e quatro atletas por pista, sendo que serão utilizadas apenas duas quadras, totalizando oito atletas nas canchas, com a utilização individual dos equipamentos e materiais de jogo, uso de álcool em gel e sem a presença de público. O uso de máscaras será dispensado para evitar quadro de hipóxia (falta de oxigênio) nos atletas.

REGULAMENTO

O sistema de disputa inicia pela fase de grupos, onde os jogos ocorrerão todos contra todos em turno e returno. As  três primeiras duplas de cada grupo se classificam direto para a fase de quartas-de-final. Enquanto a quarta e a quinta colocada disputarão a fase de repescagem. Essa fase se dará em jogo melhor de três partidas. Na sequência ocorre a fase de mata-mata, sendo as disputas melhor de três jogos das quartas-de-final até as finais.

Vitórias valem dois pontos, empates valem um ponto e derrotas não somam. Caso uma dupla vença os dois primeiros jogos, ela estará classificada para a próxima fase, não precisando jogar o terceiro jogo. Se ao final dos três jogos, as duplas terminarem empatadas em pontos, vale o maior coeficiente. Se ao final dos três jogos, as duplas estiverem empatadas em pontos e também no coeficiente, cada dupla irá realizar quatro arremessos (dois para cada atleta da dupla), de forma alternada entre as duplas, no alvo central, classificando a equipe que obtiver a pontuação mais alta.


Foto: Divulgação
Jogos iniciam pelo masculino com formação das duplas por sorteio
Jogos iniciam pelo masculino com formação das duplas por sorteio