compartilhe >>

Vera Cruz decreta estado de emergência em função de danos causados pela enxurrada


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 02/02/2021 18:35
Atualizado 02/02/2021 18:38

Geral   CHUVA

O Município de Vera Cruz decretou pela segunda vez Situação de Emergência em menos de 15 dias. Depois da estiagem que assolou o município e gerou um decreto de situação de emergência em 18 de janeiro, um enxurrada na última quinta-feira (25), causou prejuízo a inúmeras famílias e gerou um novo decreto nesta terça-feira (2).

Conforme laudo da Secretaria de Desenvolvimento Social, em cerca de 70 casas os móveis foram praticamente todos perdidos. Além disso, centenas de casas foram inundadas e pelo menos seis residências tiveram a estrutura danificada. Duas pessoas ficaram feridas durante a chuva rasa que atingiu 120 milímetros em menos de uma hora. Diversas casa também tiveram muros atingidos e as estruturas vieram abaixo. 

De acordo com o Prefeito Gilson Becker, a maioria das famílias atingidas já se encontravam em condição de vulnerabilidade social, o que agrava ainda mais a situação. "Estaremos encaminhando a Câmara de Vereadores um projeto de lei autorizando isenção do IPTU para as famílias incluídas no Laudo Social e que estão no CAD Único", afirmou.

Ainda segundo o Chefe do Executivo, houve estragos na maioria das estradas rurais e bueiros da região sul do município. "Este levantamento de estragos que também trará os prejuízos econômicos está sendo concluído pela Secretaria de Obras e Setor de Engenharia. Envolve os prejuízos em estradas, tubulações de esgoto, ruas, calçadas", ressalta.

A partir do decreto, o Município tem 10 dias para lançar os dados no sistema da Defesa Civil e solicitar homologação do Estado de da União.


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Segundo relatório, maioria das famílias atingidas já se encontravam em condição de vulnerabilidade social
Segundo relatório, maioria das famílias atingidas já se encontravam em condição de vulnerabilidade social