compartilhe >>

Vera Cruz está entre os 10 municípios gaúchos com mais agroindústrias


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 02/02/2021 16:40
Atualizado 02/02/2021 16:43

Geral   DIVERSIFICAÇÃO

A produção rural sempre teve papel de destaque na economia vera-cruzense, desde a colonização do município, com as lavouras de tabaco que se tornaram carro-chefe no campo e na cidade, com o beneficiamento das empresas fumageiras. Mas já faz tempo que aqueles que vivem no campo aprenderam que depender da monocultura para sobreviver pode ser arriscado, e então surgiram as mais diversas formas de diversificação. Uma delas é agregar valor à matéria-prima transformando-a em alimento, em uma fabricação familiar. Assim nascem as agroindústrias e Vera Cruz tem demonstrado seu potencial neste ramo. Está entre os 10 municípios gaúchos com mais agroindústrias incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

O PEAF é considerado uma das políticas públicas mais efetivas no desenvolvimento dos agricultores familiares, possibilitando o acesso à legalização, espaços de comercialização, assistência técnica e, consequentemente, melhoria nas condições de vida.

7º Lugar

Em ranking de inclusões de agroindústrias do PEAF, alguns municípios aparecem empatados no número de empreendimentos e Vera Cruz ocupa a 7ª posição, com 19 estabelecimentos. Do Vale do Rio Pardo, apenas Venâncio Aires está em melhor posição, em 4º lugar. Vale do Sol também revela seu potencial neste ramo, e figura em 14° lugar no Estado. Apesar da lista do programa estadual constar 19 empreendimentos inclusos, a Emater/RS-Ascar de Vera Cruz, que dá suporte técnico, orientação e intermediação para legalizar os empreendimentos contabiliza 30 famílias na atividade e 20 agroindústrias legalizadas, nos mais diversos segmentos.

 


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Agroindústrias de melado e derivados dominam a relação de empreendimentos locais
Agroindústrias de melado e derivados dominam a relação de empreendimentos locais