compartilhe >>

Saiba a explicação para a intensa chuva que atingiu Santa Cruz e região nesta quinta-feira


Publicado 29/01/2021 10:00
Atualizado 29/01/2021 10:03

Geral   PREJUÍZOS

A chuva forte registrada no início da noite desta quinta-feira (28) pegou muitas pessoas de surpresa e causou uma série de estragos em Santa Cruz e Vera Cruz. O fenômeno, nem um pouco comum, chamou atenção, justamente pela intensidade da chuva e quantidade de água em pouco tempo. Foram aproximadamente 110 milímetros de chuva em quase uma hora e uma intensidade de 304,8 mm por hora. 

Segundo o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, Marcelino Hoppe, o fenômeno ocorreu devido à baixa pressão atmosférica registrada nos últimos dias. De acordo com o profissional, mais de 100 milímetros por dia já é considerada uma quantidade expressiva de chuva, e isso ocorre raramente. Contudo, mais de 100 mm de chuva por hora é um fato ainda menos comum e que ocorre em menos de uma vez por ano. 

Chamado por ele de bomba d'água, o fenômeno é raro e Hoppe observa que não está descartada a possibilidade de ser registrada novamente uma grande quantidade de chuva, mas não com a mesma intensidade que ontem. "Foi uma chuva muito intensa em pouco tempo e que com certeza bateu o recorde de chuva por hora nos últimos tempos, comenta. 

Leia também: 

Três casas desabaram em Santa Cruz em função da chuvarada

FOTOS e VÍDEOS: chuva causa alagamentos em Santa Cruz e Vera Cruz

Alimentos, roupas e móveis são as maiores necessidades de moradores de Santa Cruz prejudicados pela enxurrada


Foto: Divulgação
Intensa chuva que atingiu Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e o Vale do Rio Pardo desde o fim da tarde desta quinta-feira causou transtornos
Intensa chuva que atingiu Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e o Vale do Rio Pardo desde o fim da tarde desta quinta-feira causou transtornos