compartilhe >>

Helena Hermany assume o Cisvale e Maiquel Silva preside a Amvarp


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 14/01/2021 15:04
Atualizado 14/01/2021 15:23

Política   VALE DO RIO PARDO

Foram eleitas na manhã desta quinta-feira (14), as novas diretorias do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Helena Hermany, prefeita de Santa Cruz do Sul, será a presidente do Cisvale para o ano de 2021, enquanto Maiquel Silva, prefeito de Vale do Sol, irá presidir a Amvarp, também pelo mandato de um ano. A assembleia ocorreu na sala de reuniões do Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), em Santa Cruz do Sul. Recém-eleita, Helena elencou o cercamento eletrônico como uma das grandes prioridades.
 
O Cisvale tem um papel fundamental na Saúde, que já está consolidado. Novas atribuições foram abertas, sobretudo em virtude do cercamento eletrônico, em que meu secretário municipal de Segurança, Everton Oltramari, esteve presente em toda essa tramitação. Ele fez o projeto, encaminhou e sabe os caminhos, e este é o nosso maior desafio para o ano. Quando as coisas confluem, a gente tem que tomar uma atitude. Coloquei meu nome à disposição, relatei esse caso do cercamento eletrônico e todos os prefeitos concordaram que Santa Cruz poderia tomar a frente do Cisvale esse ano, confiança a qual agradeço”, disse Helena. Deixando o cargo, o prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, avaliou como bastante positiva sua gestão à frente da associação.
 
Tivemos dois momentos importantes da minha presidência. Em 2019, conseguimos várias ações em áreas como meio ambiente, inspeção de produtos de origem animal, videomonitoramento, dentre outras. Já 2020 foi todo focado no combate à pandemia da Covid-19. Tivemos muitas ações importantes, como o estudo de soroprevalência, que teve grande relevância para respaldar os gestores na tomada de decisões. Somado a isso, tivemos um saldo financeiro bastante grande, pois recebemos com R$ 2,5 milhões no caixa e entregamos com R$ 4 milhões. Isso é gestão, trabalho focado e com responsabilidade”, disse Soares, lembrando ainda o convênio assinado com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (Ci/Jacuí), tipo de parceria inédita no Estado que permitiu que o Cisvale, que neste ano completa 16 anos de atividades, prestasse serviços para outra região.
 
Sequência ao bom trabalho
 
Pela segunda vez eleito para a presidência da Amvarp, Maiquel Silva, prefeito de Vale do Sol, ressaltou o bom trabalho deixado pelo prefeito de Candelária, Paulo Butzge. “Eu agradeço pela confiança dos prefeitos que compõe a Amvarp e, para mim, é muito gratificante contar com o apoio deles, haja vista que tive a oportunidade de presidir essa grande entidade em 2018 e agora, no meu segundo mandato como prefeito, assumo também em 2021 a presidência dessa forte entidade política, que tem uma força representativa enorme. Certamente, mesmo com a pandemia, daremos sequência a esse grande trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo prefeito Paulo, sempre observando o futuro na nossa região e valorizando as prioridades de cada município", comentou.
 
Para Paulo Butzge, que deixa o cargo, o trabalho em conjunto e o fechamentos das contas dos municípios integrantes da Amvarp precisam ser ressaltados, após um 2020 de crise fiscal em virtude da pandemia. “Foi um ano bastante difícil, pois tivemos que tomar decisões jamais vistas, mas felizmente podemos dizer que o legado deixado foi imenso, porque a nossa região, com todos os problemas como seca, pandemia e outros, conseguiu avançar, fechar as contas e isso já é um ganho imenso. Apesar de todas as dificuldades, foi um ano promissor, e deixamos nossos municípios preparados para enfrentar os desafios que vem pela frente, com novos gestores imbuídos de continuar esse trabalho em equipe”, disse. Em maio, a Amvarp completa 60 anos e já existe um projeto para inauguração de uma nova galeria de presidentes, em comemoração ao aniversário.
 
Galeria dos presidentes do Cisvale é inaugurada
 
Ainda durante a manhã, também foi inaugurada a galeria dos presidentes do Cisvale, no segundo andar do Crem. Antes da inauguração, Cássio Nunes Soares relembrou a passagem dos presidentes anteriores do Consórcio. Destacou, em seu discurso, a doação do terreno feita pelo prefeito Telmo Kirst, para construção do Crem, e a destinação de recursos para a obra, feita pelo deputado Heitor Schuch.  “O legado que a região deixa, de gestão para gestão, é que temos que nos unir, estar sintonizados para enfrentar os problemas em comum. No momento que os prefeitos se unem, fica mais fácil e o resultado se torna maior”, comentou.

Além dos ex-presidentes Giovane Wickert, Clécio Halmenschlager e Mario Rabuske, estiveram presentes no ato familiares de Telmo Kirst: a esposa Tereza Cristina Sperb Kirst e o filho João Paulo.


Foto: Divulgação
Prefeitos foram eleitos em assembleia nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul
Prefeitos foram eleitos em assembleia nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação
Galeria dos presidentes do Cisvale
Galeria dos presidentes do Cisvale