Bruna Molz buscará recursos para instalação de suíte de parto humanizado no HSC


Por: Portal Arauto
Publicado 13/01/2021 17:51
Atualizado 13/01/2021 18:03

Política   NASCIMENTO

Quem sonha em ter um parto humanizado poderá contar, em breve, com um espaço adequado para isso em Santa Cruz do Sul. A vereadora Bruna Molz anunciou que irá buscar recursos federais para implementar, no Hospital Santa Cruz, uma suíte de parto humanizado. A ideia, já aprovada pela direção da casa de saúde, é ofertar a sala tanto para pacientes com plano de saúde quanto do SUS. Bruna Molz deve se reunir com o deputado Carlos Gomes, que já deu um aceno positivo quanto ao projeto.

De acordo com Bruna, o pensamento sobre o assunto aconteceu, naturalmente, com sua maternidade. À espera de Manuela, que chega ao mundo em julho, a vereadora passou a pesquisar sobre o assunto e, ao optar pelo tipo de parto, motivou-se a ir atrás dos recursos para que outras mulheres, assim como ela, possam realizar esse sonho. "Antes de entrar no mundo materno, eu não tinha esse olhar. Comecei a pesquisar e um dos seriados que eu vi foi o Renascimento do Parto, sobre essa importância da mulher ter um parto mais natural possível, sem intervenção cirúrgica. Vi que o HSC já faz esse trabalho de parto humanizado, mas não existe uma suíte de parto própria para isso", relata. 

Ao publicar a ideia nas redes sociais, Bruna comprovou o quanto o espaço é necessário. "Recebi muitas mensagens e me impressionou quantas mulheres sonham com isso. Muitas procuraram hospitais fora de Santa Cruz para poder viver esse momento. Quero poder ajudar as mães que sonham, assim como eu, em ter esse parto mais tranquilo, harmônico, com luzes mais baixas, banheira de jato de água quente e cromoterapia. Não existe nada mais importante do que um nascimento saudável e uma mãe feliz", comenta. 

De acordo com o diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, o projeto de Bruna Molz é de extrema relevância e vem ao encontro da visão de qualificação do serviço de obstetrícia do HSC. "A partir do recebimento da proposta nos comprometemos em realizar avaliação técnica da estrutura física necessária, instalações especiais e equipes assistenciais. Durante o mês de fevereiro teremos novo encontro de trabalho para evolução do projeto", salienta.

Mas o que é um parto humanizado?

Conforme a enfermeira obstetra e doula, Andrea Fabiane Bublitz, o entendimento do parto humanizado vai muito além da questão da via de parto. "A assistência humanizada é embasada em evidências científicas e preza por um atendimento individual, levando em consideração as necessidades de cada mulher e cada família. É onde há um diálogo cooperativo entre os envolvidos e onde há respeito pelo protagonismo da mulher no processo. Cabe aos profissionais dar condição para essas famílias, a partir de um preparo, para que possam tomar as decisões. O ambiente adequado, como a Bruna está buscando, é essencial para todo o processo, como a questão da dor. Nesse nascimento, não nasce só um bebê, mas também nasce uma mãe, um pai, uma família. Por isso, é importante ofertar um ambiente adequado, privado e de forma respeitosa. Humanizar é devolver o protagonismo para a mulher, colocando um ambiente seguro, num trabalho em colaboração, à disposição dela", explica. 


Foto: Reprodução/Facebook
Exemplo de suíte de parto humanizado
Exemplo de suíte de parto humanizado

Foto: Divulgação
Bruna Molz com a direção do Hospital Santa Cruz
Bruna Molz com a direção do Hospital Santa Cruz