compartilhe >>

Abertura de reservatórios é saída


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 14/01/2021 06:40
Atualizado 14/01/2021 06:49

Geral   ESTIAGEM

Acombinação das altas temperaturas, beirando os 40 graus, com a escassez de chuva, tem castigado a todos - especialmente no meio rural - com  uma nova estiagem na região. O 2021 mal deu as caras e já tem mobilizado agricultores em localidades do interior para que os impactos da nova seca sejam os minímos possíveis.

Segundo o secretario de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Vera Cruz, Diego Halmenschlager, no ano passado cerca de 430 propriedades receberam serviços de retroescavadeira e draga para a abertura de açudes e reservatórios,  além de outros trabalhos realizados, contabilizando mais de 1.300 horas de trabalho. Os serviços, realizados com auxílio de maquinários da prefeitura, podem ser a solução  para os agricultores que já se encontram pressionados pela falta de chuvas na região, que tem afetado diversas culturas como a do milho, soja, arroz e até  o tabaco, que tem sofrido com o forte sol que causa queimaduras nas folhas.

Conforme revela o Secretário, no ano passado, o município conseguiu atingir em 100% a demanda por água nas propriedades, tendo distribuido mais de dois milhões de litros de água durante a estiagem. Para esse ano, Diego revela estar preocupado com a atual situação do clima no município e em toda a região. “Acredito que este ano será um pouco mais difícil, principalmente pela gente ter passado por uma dais maiores secas dos últimos anos em 2020. Nesse ano o volume de água já está abaixo do último ano e desde setembro nós já não tivemos chuvas consideráveis para acúmulo de água”, ressalta o Secretário.

Auxílio

Para garantir ajuda aos agricultores em geral, o Município tem realizado ações para eles terem descontos na hora de contratar os serviços. “Em relação à abertura ou manutenção dos reservatórios e açudes, estamos desde o ano passado aumentando a capacidade de volume de água e neste ano o trabalho continua sendo intenso. Quem tiver talão de produtor terá 50% de desconto nas horas-máquinas trabalhadas”, reforça.

Morador da Linha Cipriano de Oliveira, interior de  Vera Cruz, o agricultor e piscicultor Samuel Zahn utilizou os serviços disponibilizados pela prefeitura para realizar a abertura de dois açudes em sua propriedade. Após sofrer os impactos da estiagem do ano passado, Zahn revela que em 2021 já se organizou para que o período sem chuvas não afetassse na produção das culturas que produz e também na venda dos peixes. “É muito importante realizar esses serviços em reservatórios para enfrentar a seca”, conta. Agora, com a abertura de dois novos tanques, o agricultor aguarda as chuvas para que o nível dos reservatórios possa subir, garantindo que a qualidade dos peixes que cria e o abastecimento na propriedade não fiquem comprometidos com a estiagem.

Reunião

Na tarde de ontem, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente esteve reunida com entidades ligadas ao setor agrícola de Vera Cruz para encaminhar o levantamento de perdas visando um provável decreto de emergência pela estiagem. No encontro, também foram debatidas possíveis alternativas para o enfrentamento da estiagem. Na próxima semana, um caminhão já irá iniciar a distribuição de água. 


Foto: Divulgação
Serviços de abertura e manutenção de açudes têm aumentado para enfrentar a seca
Serviços de abertura e manutenção de açudes têm aumentado para enfrentar a seca