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Veja o que será prioridade nos 100 primeiros dias de governo em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 12/01/2021 14:44
Atualizado 12/01/2021 14:44

Geral   A SERVIÇO DA COMUNIDADE

Há uma semana, o prefeito Gilson Becker e o vice-prefeito Claudério Ferreira abriram as portas de seus gabinetes e, junto dos secretários Clair Tornquist, Diego Halmenschlager, Leandro Wagner, Micheli Katiani Rech, Rafael Moraes e Samuel Oliveira Mateus, iniciaram oficialmente os trabalhos no comando administrativo de Vera Cruz, que se estendem até 2024. Os primeiros dias de governo foram marcados por reunião do chefe do Executivo com o secretariado, além de avaliação e interação, por parte dos titulares das pastas, sobre as necessidades da comunidade e as demandas das diferentes áreas da Administração Municipal para, assim, traçar as metas que vão nortear os trabalhos. 

Pensando nisso, a reportagem do Nosso Jornal questionou ao prefeito, vice e responsáveis pelas seis secretarias municipais quais são as prioridades para os 100 primeiros dias de governo. Entre os objetivos estão esforços voltados à estiagem, coronavírus, fomento às atividades esportivas, de turismo e lazer, retorno seguro das atividades escolares do município, além da atração de novos negócios e empresas, entre outros pontos que podem ser conferidos na sequência. 

Gabinete do Prefeito

| Reorganização do setor administrativo para maior eficiência dos serviços;
| Finalização de obras contratadas ou com licitações em andamento;
| Ações emergenciais com relação à estiagem;
| Acompanhamento e estruturação dos trabalhos voltados à Covid-19;
| Reorganização dos serviços de saúde, com humanização do atendimento;
| Incentivo a novas empresas;
| Definição e estruturação conjunta com entidades de classe, como a Acisa, das ações pós-pandemia; 
| Preparação para a volta às aulas nas EMEIs e EMEFs, seguindo os protocolos de saúde.

Desenvolvimento social*

| Gerenciamento e integração de recursos humanos nos serviços socioassistenciais;
| Organização e planejamento dos serviços estabelecendo metas e prioridades;
| Elaboração de projetos de captação de recursos nas áreas da criança e adolescente, habitação e geração de renda;
| Organização de processos licitatórios para 2021;
| Reiniciar oficinas no CRAS;
| Realizar contatos intersetoriais para ações em conjunto (saúde, educação, cultura e assistência social).

*Pasta vinculada ao gabinete do vice-prefeito.

Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

| Ações emergenciais e preventivas de enfrentamento à estiagem, com máquinas e distribuição de água;
| Buscar renovação e continuação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);
| Incentivo e incremento às feiras rurais e do peixe;
| Elaboração, em parceria com as demais entidades ligadas ao setor, de políticas públicas de incentivo às agroindústrias e diversificação.

Obras, Saneamento e Trânsito

| Preparação das bases para as ruas que serão pavimentadas;
| Trabalho de terraplenagem para instalação de novas empresas;
| Ampliação de redes de água na Linha São João e São Vendolino.

Administração, Planejamento, Finanças e Atração de Investimentos

| Continuidade da atração de investimentos envolvendo identificação de áreas, negociação com proprietários, mensuração do retorno do investimento e avaliação e aprovação dos eventuais incentivos;
| Avaliação e elaboração de um arcabouço legal e tributário para atração de empresas de tecnologia da informação;
| Avaliação das práticas internas que envolvam abertura de empresas. Agilização e otimização dos fluxos internos;
| Avaliação de medidas para fomentar o valor adicionado no setor primário e secundário;
| Workshop com os escritórios de contabilidade apresentando as dinâmicas fiscais e tributárias envolvendo ICMS e ISS.

Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer

| Melhoria de estrutura e redução de custos com a mudança de local do Museu Municipal para a Casa de Cultura;
| Fomentar o esporte através dos campeonatos municipais, dentro das possibilidades, e respeitando os protocolos regidos pelo Governo do Estado;
| Incentivar esportes individuais para maior segurança durante este período de distanciamento;
| Dar início a um processo de reestruturação turístico e rotas de cicloturismo;
| Conclusão do caminhódromo com melhorias estruturais;
| Busca de recursos para implantação de academias ao ar livre;
| Impulsionar projetos e escolinhas e a diversificação das modalidades esportivas.

Educação

| Organização do quadro funcional e pessoal das escolas municipais;
| Organização de organograma e fluxograma de encaminhamentos dos serviços;
| Planejamento e retorno das aulas presenciais;
| Levantamento de demandas urgentes direcionadas pelas escolas municipais e comunidade escolar;
| Planejamento e organização dos espaços físicos escolares para o retorno presencial das aulas; além de pequenas reformas, pinturas e ampliações nesses locais;
| Formação e capacitação dos profissionais da educação - planejamento e estruturação;
| Chamamento de crianças novas para as vagas na educação infantil;
| Organização de Processo Seletivo para contratações emergenciais;
| Chamamento de concursados nas diversas áreas da educação para suprir os cargos em aberto;
| Organização e planejamento da merenda escolar para EMEIs e EMEFs;
| Organização dos roteiros do transporte escolar e confecção das carteirinhas de uso;
| Cadastro de obras e solicitação de equipamentos no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec - PAR e PDDE);
| Articulação entre os serviços, rede de apoio e secretarias para o desenvolvimento de um trabalho integrado e eficaz.

Saúde

| Reorganização das equipes e dos fluxos de trabalho:
| Implementação das vacinas Covid-19 e gripe;
| Continuar com a fiscalização preventiva da Covid-19 conforme protocolos e decretos;
| Fiscalização preventiva e ações voltadas ao combate da dengue;
| Início da reforma do Posto de Saúde Central;
| Capacitação das equipes sobre o novo modelo de financiamento na Saúde - Previne Brasil;
| Retomar o apoio matricial junto às Equipes de Saúde da Família;
| Organização do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS);
| Retomar os grupos terapêuticos;
| Iniciar as atividades nas oficinas terapêuticas junto ao Ambulatório e comunidades;
| Iniciar os Círculos de Construção da Paz com a rede e posterior com a comunidade;
| Continuar com as visitas domiciliares;`
| Continuar com os atendimentos Individuais - multiprofissionais;
| Potencializar o acolhimento enquanto prática inerente ao cuidado;
| Orientar e informar a população junto às unidades sobre as Políticas Públicas;
| Incrementar as consultorias em Pediatria e Nutrição nas ESFs e UBS;
| Promover ações de conscietização junto aos diferentes segmentos da comunidade em Redução de Danos;
| Retomar o grupo de trabalho Numesc - voltado a ações de saúde;
| Ampliar e potencializar informações junto à comunidade em relação a Ouvidoria do SUS - Transparência - Direitos e Deveres.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Trabalhos à frente da Prefeitura iniciaram oficialmente no dia 4 de janeiro
Trabalhos à frente da Prefeitura iniciaram oficialmente no dia 4 de janeiro