compartilhe >>

Ambulatório passa a atender em novo local em Venâncio Aires e protocolos são modificados


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 11/01/2021 14:46
Atualizado 11/01/2021 15:45

Região   SAÚDE

A partir desta segunda-feira (11), a Administração Municipal de Venâncio Aires adotará mudanças nos protocolos de atendimento a pacientes com suspeitas de Covid-19. Dessa forma, o Centro de Atendimento Respiratório (CAR), que funcionava no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, passa para um local anexo ao Posto de Saúde do Bairro Gressler. Além de novos espaços físicos, o objetivo é alterar protocolos para encaminhamentos de exames e procedimentos.

Entre as alterações, está a testagem rápida que vai deixar de ser aplicada. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carla Lili Muller, os testes rápidos são efetivos para fins epidemiológicos. Para tanto, o município investiu na aquisição de testes do tipo antígenos que, apesar de mais caros, são mais fidedignos para detecção da Covid-19 nas primeiras fases da doença. Já o PCR será aplicado na população que não pertence ao grupo de risco. Ambos os exames serão coletados quando o paciente tiver entre o 3º e 7º dia de sintomas.

Outras modificações previstas dizem respeito à adoção de protocolos médicos, encaminhamentos para exames e medicação. Por isso, já estão sendo buscadas alternativas para garantir que o paciente saia do ambulatório, por exemplo, com a medicação básica do tratamento.

O Centro de Atendimento Respiratório funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A média de atendimentos nos últimos meses chega a 140 pacientes por dia, sendo aproximadamente 25 consultas com médico de plantão.


Foto: Leandro Osório/AIPMVA
CAR passa para um local anexo ao Posto de Saúde do Bairro Gressler
CAR passa para um local anexo ao Posto de Saúde do Bairro Gressler