O ano inicia com mudanças na presidência da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, mantenedora do Hospital Vera Cruz (HVC). Recentemente, Clair Tornquist deixou o cargo de presidente para atuar à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma, quem assume como presidente é Joseph Michel Fayad, que na atual gestão 2019/2021 era o vice. “Assumo o cargo com muita alegria. Já fui presidente de 2011 a 2015 e tenho muito forte este comprometimento com o hospital. Quero dar continuidade ao trabalho que vinha sendo muito bem executado, porque o HVC já cresceu muito, pensando também nos planos traçados para 2021”, afirma Joseph. Eles estavam à frente da presidência da Fundação há quatro anos (duas gestões), sendo que em março de 2021 uma assembleia será realizada para eleger a nova diretoria.
Apesar da prestação de contas oficial do exercício de 2020 se dar apenas em abril deste ano, Clair explica que em 22 de dezembro do ano passado foram reunidos os líderes de processos internos do HVC, juntamente com o Conselho Curador e os representantes das entidades que compõem a Fundação, para fazer uma apresentação das metas desenvolvidas na última gestão, principalmente em 2020. Na ocasião foram apresentadas as principais receitas e despesas, além do planejamento de curto, médio e longo prazo para o hospital, elencando metas a serem perseguidas em 2021 por questões legais, a exemplo do PPCI do Corpo de Bombeiros, que ainda requer investimentos, bem como o que falta ser feito, o que está em andamento ou em fase de conclusão.
Entre as metas traçadas para 2020, foram realizados investimentos para legalização de alvarás, como por exemplo junto à Vigilância Sanitária, licenciamento ambiental e PPCI dos Bombeiros – que seguem em vigor -, também para manutenção do hospital, como com equipamentos hospitalares, hotelaria, farmácia, lavanderia e higienização, entre outros. Além disso, houve um investimento de R$ 100 mil para revitalização de leitos de internação clínica e de R$ 80 mil para adequações no Bloco Cirúrgico, entre outras demandas. “Foram possíveis muitos investimentos em 2020 por ocasião da vinda de emendas parlamentares, auxílio Covid, subvenção da Prefeitura, além de um apoio financeiro muito expressivo do Fórum de Vera Cruz por conta da pandemia e de uma empresa que escolheu a Fundação para repassar a multa de um Termo de Ajuste de Conduta, o TAC, totalizando R$ 1.773.342,57. Em cima destes recursos fizemos investimentos em diversas áreas que estavam na lista de espera há muitos anos”, salienta.
Em fevereiro deste ano, as 14 entidades que compõem a Fundação devem indicar seus representantes titular e suplente. Dentre estas pessoas será escolhida a diretoria na segunda quinzena de março de 2021. A posse ocorrerá no mesmo dia. Serão eleitos os cargos de presidente, vice-presidente e três pessoas do Conselho Curador - além de três suplentes-, que devem ter curso superior - sendo a secretária municipal de Saúde membro nato do Conselho. Após constituída a diretoria, caberá ao presidente indicar quem assumirá os cargos de secretário e tesoureiro.