Assinado termo para retomada imediata do atendimento 24 horas no Hospitalzinho


Por: Portal Arauto
Publicado 04/01/2021 16:37
Atualizado 04/01/2021 17:36

Política   SAÚDE

O Hospitalzinho passa a ter atendimento 24 horas em Santa Cruz do Sul a partir desta segunda-feira (4). A mudança - anunciada pela prefeita Helena Hermany em dezembro - era uma reivindicação antiga da comunidade da Zona Sul do município, que precisava se deslocar para outras unidades no fim da noite e madrugada. 

A retomada imediata do atendimento foi marcada por uma cerimônia em frente à casa de saúde do Bairro Santa Vitória, onde Helena Hermany discursou sobre a importância do ato. "Vocês podem ter certeza que será um tempo diferente, quando vamos escutar as pessoas. Governar é fazer escolhas e nós escolhemos fazer essa escolha como a primeira do governo, por ter um valor muito simbólico. Eu sei o quanto esse Hospitalzinho é importante. Se salvarmos uma vida aqui já valerá a pena", disse. Conforme Helena, essa foi a primeira das 33 metas dos primeiros 100 dias de governo a ser cumprida. Durante o ato, a prefeita Helena Hermany citou a importância da família Moraes na construção do Hospitalzinho, feito durante o governo Sérgio Moraes. 

De acordo com secretária de saúde Daniela Dumke, a retomada é muito importante para os moradores do bairro e de toda a Zona Sul. "Temos como prioridade um ótimo atendimento. Vamos rever toda a questão da rede básica a fim de qualificar nossos serviços. Agradecemos ao Hospital Ana Nery pelo empenho e parceria no pedido de reabertura. Não mediram esforços para que pudéssemos hoje concretizar essa ação", destacou. 

Segundo a diretora operacional do Hospital Ana Nery, Sandra Mara Weiler, o objetivo com a parceria entre as casas de saúde é aumentar o número de atendimentos diários, que hoje está em 95. "Atualmente, a partir das 23h, um paciente que precisa ficar em observação necessita ser transferido para a UPA. Isso gerava um transtorno muito grande, tanto para o paciente quanto para os familiares", relatou. A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Hospital Ana Nery está na formação das equipes, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Ato foi realizado na tarde desta segunda-feira
Ato foi realizado na tarde desta segunda-feira