compartilhe >>

Maiquel Silva faz balanço do primeiro mandato


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 01/01/2021 16:00

Geral   VALE DO SOL

Maiquel Silva, o guri de Vale do Sol, encerrou nesta semana o seu primeiro mandato como chefe do Executivo. Fim de um e começo de outro. Pelos próximos quatros anos, ele e o vice-prefeito eleito, José Valtair dos Santos, estarão à frente da Prefeitura de Vale do Sol. Pouco tempo para a posse, que acontece nesta sexta, dia 1º de janeiro, Silva fez um balanço dos últimos quatros anos de governo, do que já foi feito, os desafios e sobre o que ele almeja daqui para frente à comunidade vale-solense.

O administrador municipal avalia que um dos principais desafios da gestão foi o baixo capital para atender as demandas da população. “Sem dúvidas, o principal desafio ao longo destes anos foi administrar um Município com recursos limitados. Mesmo assim, diversas ações e obras se destacaram”, ressalta.

Durante a gestão, conforme Maiquel, se objetivou amparar todos os setores da cidade, proporcionar maior qualidade de vida aos munícipes e equilibrar os cofres públicos. “Neste ano, diante de um cenário econômico instável e dificultoso, conseguimos executar ações e entregá-las à comunidade vale-solense, movimentando-se de acordo com os nossos orçamentos”, explica.

O sentimento do término do primeiro mandato é de satisfação. “Sinto-me satisfeito pelos benefícios que proporcionamos à população”, frisa o Prefeito. Maiquel enfatiza que no seu governo tentou-se sempre fazer o melhor. “Não é sempre que acertamos. Mas trabalho, muita dedicação e força de vontade nunca nos faltaram e posso garantir que também não faltará para os próximos anos”, reforça. 

Lado a lado aos desafios, Maiquel vê grandes avanços. “Entre as principais conquistas, tivemos a construção da ponte de Linha Cristina, a construção e inauguração de uma das mais importantes obras, a Creche Municipal, a arrecadação de mais de R$ 6 milhões em emendas parlamentares revertidas em melhorias aos vale-solenses, a pavimentação asfáltica da rua Lindolfo Machado em frente ao Hospital Beneficente e aquisição de maquinários em benefício da população”, destaca o chefe do Executivo.

PRIORIDADES

Entre as prioridades para 2021 está a perfuração de mais poços artesianos em localidades que enfrentam problemas de falta de água, instalação de mais reservatórios de água, finalização da pavimentação asfáltica em Formosa, pavimentação asfáltica em Linha Trombudo e Rio Pardense, implantação do programa de incentivo ao comércio local e instalação de novas empresas, aquisição de um caminhão para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implementação da taxa zero para MEIs, entre outras obras e objetivos. 

EQUILÍBRIO

Apesar dos inúmeros desafios deste ano, Vale do Sol encerra o mês de dezembro com equilíbrio entre as receitas e despesas. A prefeitura realizou o pagamento do 13º salário, das férias dos servidores municipais e demais despesas referentes a 2020.

 

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS AÇÕES DO ATUAL GOVERNO

- Mais de 35 mil horas trabalhadas na recuperação frequente das estradas gerais e vicinais, através de alargamento, cascalhamento, patrolamento e roçadas; 
- Mais de 16 mil horas prestadas em serviço de máquina nas propriedades rurais, entre 2017 e 2020; 
- Mais de 18 mil cargas de materiais entregues aos agricultores; 
- Aquisição de três retroescavadeiras, um rolo compactador e um trator agrícola; 
- Canalização de mais de 1.500 bueiros; 
- Implantação da Campanha Vale do Sol é Nota 10 (Nota Fiscal Gaúcha), com premiação mensal;
- Alargamento e melhorias na estrada de Alto Trombudo; 
- Aquisição de viatura para a Brigada Militar; 
- Convênio com o Estado para aquisição de videomonitoramento; 
- Melhorias nas estruturas de mais de 30 pontes e pontilhões; 
- Melhorias no serviço de iluminação pública; 
- Ampliação da rede de água nas localidades do interior; 
- Captação de novas fontes e perfuração de postos artesianos para abastecimento de água; 
- Reforma e aquisição de três câmaras frigoríficas para o Berçário Industrial;
- Aquisição de um veículo para inspeção veterinária e um veículo para a Secretaria de Agricultura; 
- Construção e inauguração da Creche Municipal Primeiros Passos;
- Conclusão da quadra de esportes da Escola Municipal Felipe dos Santos; 
- Aquisição de três ônibus Caminho da Escola e um veículo para a Secretaria de Educação; 
- Apoio a entidades esportivas locais; 
- Aprovação e implantação do projeto Pró-Cultura RS FAC no valor de R$ 100 mil, destinados a entidades culturais do Município; 
- Aquisição de um micro-ônibus, uma ambulância e quatro veículos para a Secretaria de Saúde; 
- Reformas das Estratégias Saúde da Família (ESFs); 
- Reforma da Farmácia Municipal; 
- Realização da Campanha do Agasalho, com distribuição de roupas, calçados e roupas de cama

 


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Mesmo com as adversidades, Maiquel exalta as conquistas do atual governo
Mesmo com as adversidades, Maiquel exalta as conquistas do atual governo