compartilhe >>

Helena Hermany anuncia mais nomes e fecha secretariado. Confira


Publicado 29/12/2020 14:43
Atualizado 29/12/2020 15:50

Política   EXECUTIVO

A prefeita eleita Helena Hermany anunciou na tarde desta terça-feira (29) o restante dos nomes do secretariado para os próximos quatro anos. A próxima chefe do Executivo de Santa Cruz do Sul, que toma posse nesta sexta-feira (1º), divulgou o nome de Hardi Lúcio Panke para a Secretaria de Agricultura, Edmar Hermany para a pasta de Obras e Infraestrutura, Jaques Eisenberger para o Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Marcelo Corá como secretário de Cultura, Valdir Bruxel para Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte.

Além disso, conforme a prefeita eleita, as secretarias de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana passam a ser apenas uma pasta. O comando será do Coronel Everton Oltramare, ex-secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, ex-coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e ex-diretor-executivo do Instituto Cultural Floresta. Entretanto, Oltramare só assumirá em março o cargo que, por dois meses, ficará sob o comando de Helena Hermany e do diretor Estor Iochims. 

Helena Hermany já havia anunciado Edemilson Severo para a Secretaria de Administração e Transparência, Fábio Silva para a Comunicação, Márcio Martins para o Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Miguel Wenzel para a Educação, Álvaro Conrad para a Fazenda, Elstor Desbessel para a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, Daniela Dumke para a Secretaria da Saúde e os nomes de Ricardo Scherer e Rogério Machado para a Procuradoria Geral.

Históricos dos indicados

AGRICULTURA

  • Secretário Municipal Hardi Lúcio Panke

Santa-cruzense de alma empreendedora na área da agroindústria. Nascido e criado no distrito de Rio Pardinho, desde muito jovem ajudava seus pais na empresa familiar, a Olaria da Família Panke. Com seu irmão, constituiu um aviário que no decorrer do tempo se tornou o Frigorífico Panke, hoje de propriedade e administração de seus dois filhos. Além de ser um gerador de empregos, Panke também trabalha como feirante. Vereador do município por 12 anos, de 1992 a 2004, sempre atuou pela diversificação da agricultura, auxiliou na implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e trouxe o Polo das Flores. Em 2020, concorreu novamente à Câmara pelo PP, ficando como suplente com 689 votos.

  • Délcio Keller - Diretor de Desenvolvimento e Fomento Rural

Coordenador da secretaria de Agricultura de 1997 a 2000, também já atuou como subprefeito de Monte Alverne e diretor nas secretarias da Saúde e Obras. É empresário do ramo de manutenção automotiva. 

  • Paulo Back - Diretor de Obras Rurais

Agricultor, foi presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Rural do Distrito de Monte Alverne. Atuou como assessor do vice-prefeito eleito Elstor Desbessel durante o seu mandato na Câmara dos Vereadores. Nas eleições deste ano, concorreu a vereador pelo PL.

MEIO AMBIENTE 

  • Secretário Municipal Jaques Eisenberger

Biólogo com especialização em Licenciamento Ambiental e acadêmico de Direito na Unisc. Trabalha na área ambiental há 20 anos, assessorando diversas prefeituras do Estado na elaboração dos planos municipais de Saneamento. Filiado ao Progressistas há mais de 25 anos, auxiliou na estruturação da secretaria de Meio Ambiente no governo de José Alberto Wenzel. Foi presidente da Associação de Jovens Empresários do município, membro da Assemp, diretor de Meio Ambiente da ACI e presidente do Lions Clube Aliança. É membro do Conselho do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul. 

  • Gabriela Ottmann - Diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Técnica em Química e Engenheira Ambiental, com pós-graduação em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia. Iniciou sua carreira pública como estagiária na Secretaria de Meio Ambiente de Canoas. Desde então, já foi secretária adjunta da Educação de Cachoeirinha e secretária de Meio Ambiente de Glorinha. Por dois períodos, atuou como diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul no governo Telmo Kirst, desenvolvendo projetos como o da coleta de resíduos sólidos automatizada.

  • Mario José Colombo Lopes de Almeida Filho - Diretor de Projetos Estratégicos e Captação de Recursos no Gabinete da Prefeita

Formado em Gestão Pública, com pós-graduação em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades. Atuou em 2020 na prefeitura de Santa Cruz do Sul como Chefe de Divisão na Secretaria de Políticas Públicas. De 2015 a 2019, foi delegado regional adjunto de Saúde na 13a Coordenadoria Regional de Saúde. Entre 2014 e 2015 atuou como Secretário de Turismo em Rio Pardo.

OBRAS

  • Secretário Municipal Edmar Hermany

Ex-prefeito municipal entre 1993 e 1996, vereador por cinco mandatos, tendo sido duas vezes presidente da Câmara. Trabalhou por 12 anos na Caixa Econômica Estadual. Formou-se na primeira turma de Direito da Unisc, e atua como advogado há mais de 50 anos. Foi diretor da secretaria estadual de Obras no governo Antonio Brito e também secretário de Meio Ambiente do município no governo Telmo Kirst. Tem reconhecida trajetória comunitária e social, eleito presidente do Futebol Clube Santa Cruz e do Rotary, além de ter acumulado diversas homenagens. 

  • Maria Neli Groff da Silva - Diretora de Produção, Operação e Manutenção

Experiência profissional no Expresso Gaúcho e no Gaúcho Diesel. Atuou como secretária de Transportes de 2001 a 2004, sub-secretária do Turismo de 2009 a 2010 e sub-secretária de Governo de 2011 a 2012 na Central de Serviços. No último ano, estava como assessora do prefeito eleito Elstor Desbessel no seu mandato na Câmara de Vereadores.

  • Gerson Vargas - Diretor de Obras Urbanas

Tem vinte anos de experiência na Construção Civil na área comercial. De 2013 a 2016, foi coordenador na Secretaria de Obras da prefeitura. De 2016 a 2020, atuou como secretário municipal de Obras e de Transportes.

HABITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE 

  • Secretário Municipal Valdir Bruxel

Nascido em Arroio do Meio, reside no município desde os sete anos. Formado em Administração de Empresas e Técnico em Contabilidade, foi proprietário da Serigrafia Santa Cruz por 26 anos. Tem reconhecido trabalho comunitário e social, além de passagens pela presidência de entidades como Sincotec-Varp e Banco de Alimentos, tendo sido agraciado com o Título de Cidadão Santacruzense pela Câmara de Vereadores. Associado ao Rotary Clube Santa Cruz do Sul Oeste, foi governador do Rotary International - Distrito 4680.

  • Priscila Froemming - Diretora do Desenvolvimento Social

Assistente Social graduada pela Unisc em 2018, estuda pós-graduação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais. Filiada ao PP desde 2008, já concorreu três vezes a vereadora e é presidente do Movimento da Mulher Progressista de Santa Cruz do Sul. Atuou como coordenadora do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher e da Casa de Passagem no acolhimento de vítimas de violência. Foi presidente do Conselho Municipal de Assistência social, vice-presidente do Conselho da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

  • Angela Saraiva - Diretora de Habitação

Natural de Porto Alegre, é Assistente Social formada pela PUCRS. Atuou em empresas como Philip Morris, Unimed e Hospital Ana Nery. Ingressou no serviço público municipal em 2000, passando pelas secretarias da Fazenda, Políticas Públicas e Habitação. Foi secretária municipal de Habitação interina em 2016, além de chefe de gabinete da vice-prefeita Helena Hermany de 2017 a 2020. É filiada ao PP desde 2005.

  • Guilherme Eich - Diretor de Esporte

Bacharel em Direito pela Unisc, tem experiência de 12 anos na área comercial na Ulfer - Purificadores de Água. Atua há 8 anos como diretor de futebol do Avenida.

SEGURANÇA, TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

  • Secretário Municipal Coronel Everton Oltramari

Coronel da Reserva da Brigada Militar, atuou como coordenador da Defesa Civil Estadual (2015-2016), secretário-chefe da Casa Militar do Estado (2015-2016) e secretário adjunto da Segurança Pública (2017-2018) no governo de José Ivo Sartori. Advogado, possui especialização em Direito do Estado e em Gestão Pública e Orçamentária. 

  • Estor Iochims - Diretor de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana

Ao longo de 39 anos, acumulou experiências profissionais em diversos setores. Desempenhou funções administrativas em escritórios de contabilidade, serviços de trânsito e hospital, além de trabalhar com a venda e compra de produtos agrícolas. Após, atuou como vigilante por três anos e como guarda municipal por 24 anos, tendo alcançado o posto de Corregedor e de Coordenador. É formado no curso superior de Tecnologia em Segurança Pública.


Foto: Milena Bender/Portal Arauto
Helena Hermany anuncia mais nomes e fecha secretariado. Confira


Foto: Milena Bender/Portal Arauto
Helena Hermany anuncia mais nomes e fecha secretariado. Confira


Foto: Milena Bender/Portal Arauto
Helena Hermany anuncia mais nomes e fecha secretariado. Confira