compartilhe >>

Em vídeo, santa-cruzense denuncia excesso de lixo nas proximidades do autódromo de Santa Cruz


Publicado 28/12/2020 11:00
Atualizado 28/12/2020 13:43

Geral   MEIO AMBIENTE

Uma cena de descaso com o meio ambiente e com o espaço público foi registrada por um morador de Santa Cruz do Sul na manhã deste domingo (27) nas proximidades do portão do Autódromo Internacional de Santa Cruz. Durante as tradicionais pedaladas nos fins de semana, Wagner Machado se deparou com uma grande quantidade de lixo, incluindo garrafas de bebidas alcoólicas, papéis, sacolas plásticas, latinhas, copos plásticos e demais materiais.

Em vídeo gravado por ele, e que viralizou nas redes sociais, Machado lamenta a situação: "O problema somos nós. O mal do planeta somos nós. Não é nem o fato de fazer aglomeração, o que já é um desrespeito, o problema é que as pessoas estão desrespeitando o planeta, com toda essa bagunça. Se a pessoa vai nesse local, que tenha ao menos a decência de levar o lixo embora para casa". 

Ainda conforme o ciclista, após o vídeo ter sido postado, vários relatos chegaram até ele informando que a cena de descaso com o meio ambiente é corriqueira no espaço. Ainda complementa: "Quando cheguei em frente ao portão do autódromo e vi aquela cena, eu tive aquele misto de raiva e nojo e acabei fazendo um vídeo para me manifestar. Acho importante mostrar que isso está errado". 

A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul que informou que pelo fato do fato ter ocorrido na ERS-412 e nesse local a responsabilidade é do Comando Rodoviário da Brigada Militar. Ainda conforme a assessoria, não é possível punir os responsáveis, porque a câmera de videomonitoramento fica dentro do parque e não abrange a área externa, onde aconteceu o fato. Profissionais da Secretaria do Meio Ambiente foram na manhã desta segunda-feira no local para realizar a limpeza. 

Confira o vídeo gravado por Wagner Machado:


Foto: Reprodução/Facebook
Lixo foi visto na manhã deste domingo
Lixo foi visto na manhã deste domingo

Foto: Reprodução/Facebook
Problema foi registrado em imagens por morador de Santa Cruz
Problema foi registrado em imagens por morador de Santa Cruz

Foto: Reprodução/Facebook
Excesso de lixo chamou atenção
Excesso de lixo chamou atenção