compartilhe >>

Arauto Saúde: entenda a importância do acompanhamento pedagógico na gestação e nos primeiros anos de vida


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 26/12/2020 12:00
Atualizado 26/12/2020 12:04

Geral Arauto Saúde   PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR

“Jardim de Gestantes” é o título do trabalho desenvolvido pela equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Santa Cruz do Sul, que ficou em primeiro lugar na 10ª edição do Prêmio Salvador Celia. A premiação foi entregue de forma virtual em cerimônia ocorrida neste mês. Para falar sobre a importância do PIM e a conquista, a coordenadora do programa, além de psicóloga e enfermeira, Márcia Wazlawik, é a convidada do Arauto Saúde desta semana. 

De acordo com Márcia, o PIM é um programa elaborado pelo Governo do Estado, mas executado pelos municípios. Ele tem como foco o desenvolvimento infantil, através do atendimento a gestantes e famílias com crianças até três anos. “Realizamos visitas domiciliares semanais, levando atividades para que as mães desenvolvam com os bebês e crianças, como contação de histórias, além acompanhá-los neste processo para que atinjam quatro dimensões: cognitiva, linguagem, sócioafetiva e motora”, explica a profissional, que frisa que o trabalho é realizado com crianças que não estão na creche. “As que estão na educação infantil já passam por todo esse trabalho relacionado ao desenvolvimento, mas aquelas que estão em casa precisam de um acompanhamento maior”, complementa. 

Sobre o trabalho desenvolvido pelo PIM e que foi premiado, Márcia explica que ele surgiu em meio à pandemia, quando os atendimentos presenciais às gestantes foram suspensos e pensaram em criar um grupo no WhatsApp. Ali, passaram a compartilhar com as mulheres orientações de profissionais sobre amamentação e diversos períodos da gestação, bem como um passo a passo para falar sobre uma atividade que elas poderiam fazer em casa. “Então, a Larissa Gabe de Almeida, que é visitadora do PIM, escreveu um relato sobre a experiência e ações desenvolvidas nos encontros do grupo de gestantes realizados de forma remota, chamado “Jardim de Gestantes”, e ele foi premiado como primeiro lugar no Estado”, comemora Márcia, ao citar que o trabalho da equipe de Santa Cruz também foi considerado o melhor relato de experiência da macrorregião dos Vales.


Foto: Divulgação
Mulheres devem saber dos cuidados que devem ser tomados durante a gestação
Mulheres devem saber dos cuidados que devem ser tomados durante a gestação