compartilhe >>

Mapa preliminar da 34ª rodada indica mais de 75% da população gaúcha em bandeira vermelha


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Publicado 25/12/2020 18:48
Atualizado 25/12/2020 19:20

Covid-19   PANDEMIA

Divulgado nesta sexta-feira (25), o mapa preliminar da 34ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado continua refletindo o alto índice de contágio e de ocupação dos hospitais por coronavírus no Rio Grande do Sul. Embora mais cinco regiões tenham se somado a de Guaíba e ficado com bandeira laranja (risco epidemiológico médio), o restante do Estado segue em alerta – o que representa 76,5% da população gaúcha de 414 municípios.

Nesta rodada, com exceção de Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas, Bagé e Guaíba, as outras 15 regiões Covid apresentaram risco alto de contágio, classificadas, portanto, com bandeira vermelha. Veja a classificação prévia da 34ª rodada clicando aqui. A região de Santa Cruz do Sul está em bandeira vermelha, mas pode adotar as regras da laranja por conta do modelo de cogestão.

Para o total do Rio Grande do Sul, houve redução no registro de novas hospitalizações confirmadas com Covid-19 (-14%) e no número de internados em leitos clínicos Covid (-6%). Já as UTIs apresentaram aumento no número de internados com coronavírus (+5%).

Contabilizando os pacientes internados por Covid e também outras causas, nesta semana, houve novamente estabilidade no número de leitos de UTI ocupados. Com a abertura de leitos e o aumento dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 ficou praticamente equivalente.

As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (256), Caxias do Sul (157), Passo Fundo (103), Canoas (100) e Pelotas (61).

Cogestão

Entre as 19 regiões Covid que aderiram ao sistema de cogestão regional, as 14 que estão em bandeira vermelha podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Já as cinco regiões classificadas em laranja que estão na cogestão podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiver previsto no plano de cogestão.

As únicas regiões que obrigatoriamente têm de seguir as regras definidas pelo Estado são Uruguaiana e Guaíba, que não enviaram planos regionais. Caso ainda não tenham sido enviados protocolos ou o plano regional não esteja vigente, o governo abre possibilidade de recepção imediata de padrões mais flexíveis até a bandeira imediatamente inferior, sem esperar prazo de 48 horas para submissão e validade de novo plano regional.

Como o mapa preliminar foi divulgado às 19h desta sexta, municípios e associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm uma hora a mais – para fechar o prazo de 36 horas – para enviar sua solicitação ao governo. O formulário online ficará disponível até as 7h de domingo (27).

O número de recursos recebidos será divulgado em matéria no site do governo na manhã de domingo. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo será divulgado também no site às 16h30min de segunda-feira (28). A vigência das novas bandeiras será de 29 de dezembro a 4 de janeiro.

Alerta para a Macrorregião dos Vales

As três regiões da macrorregião dos Vales já estão classificadas com bandeira vermelha no mapa preliminar desta 34ª rodada e, devido ao avanço da ocupação de leitos de UTI por pacientes confirmados para Covid-19, merecem atenção.

A macrorregião registrou aumento em termos de ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 (de 44 para 48) – valor mais alto em toda a série histórica da macrorregião. Ainda, houve redução de 50% na oferta de leitos livres para tratamento intensivo na região, que agora está com 15 unidades – na semana anterior eram 30.

Por último, o indicador relacionado à capacidade de atendimento piorou no comparativo entre as semanas. O percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, aumentou consideravelmente. Enquanto na semana passada havia 0,68 leito de UTI livre para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para 0,31 – número mais baixo entre todas as macrorregiões nesta rodada e, praticamente, igual à da macrorregião Sul da 32ª rodada, quando as regiões de Pelotas e de Bagé obtiveram bandeira preta


Mapa preliminar da 34ª rodada indica mais de 75% da população gaúcha em bandeira vermelha