Natal: época em que a alegria e a solidariedade se encontram


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 24/12/2020 20:00

Geral   AÇÕES

Então é Natal. Tempo de amor, esperança, bondade e altruísmo. O espírito natalino também é sinônimo de solidariedade. Embora existam pessoas que exerçam esse sentimento ao longo do ano, é nesta época que a exteriorizam com mais força. “Amar ao próximo como a si mesmo”, é lema de muitas delas. E o Natal cultiva essa atitude algumas vezes esquecida.

Embora o ano de 2020 tenha provocado mudanças, a data do dia 25 de dezembro e o que ela simboliza permanecem dentro dos corações. A comprovação foi a enxurrada de Papais Noéis circulando entre a garotada. Às vésperas do Natal, inúmeras ações foram realizadas de norte a sul da região, despertando o clima e a magia do momento. 

Amigos do Noel espalham amor

O domingo, dia 20, também foi marcado pela solidariedade. Era por volta das 14h30min quando os Amigos do Noel – um grupo formado por oito empresas – foram rumo ao bairro São Francisco, primeiro ponto do roteiro, em Vera Cruz.

O dia ensolarado estava convidativo. Ao som de músicas natalinas, a garotada saiu de casa para recepcionar o Bom Velhinho. Há quatro anos, o grupo se reúne para fazer um Natal mais solidário. Cerca de 500 crianças foram presenteadas com brinquedos, bolachas, balas e sacolés. 

Uma das voluntárias, Letiele Sehnem, conta que os participantes fizeram uma força-tarefa para garantir que tudo saísse perfeito. “Embrulhamos todos os presentes e as nossas mães também fizeram em torno de 300 pacotes de bolachas para entregarmos”, diz.

Letiele afirma que apesar do cansaço no fim do dia, os Amigos do Noel frisam que foram os maiores felizardos. “Foi muito emocionante e gratificante. Realmente foi lindo”, salienta. O grupo agradeceu as pessoas e as empresas que doaram e que ajudaram na concretização da ação. “Quanto mais empresas adotarem esse movimento, mais crianças receberão a magia do Natal e o Papai Noel poderá visitar ainda mais lugares”, destaca.

 

 

Jovens de Linha Andréas levam alegria e presentes às comunidades vizinhas

Um dia chuvoso não poderia atrapalhar o espírito natalino e a bondade humana. Pelo menos aos participantes da Juventude Evangélica de Linha Andréas (Jela), em Vera Cruz. Há nove anos, a atividade virou tradição. No último sábado, dia 19, os voluntários se espalharam pelas redondezas. Além dos mimos, eles transportaram muita alegria. “O intuito foi de fazer algo diferente na nossa região. É importante levarmos o clima natalino e a alegria para as famílias”, frisa Morgana Reinicke, uma das organizadoras. 

Devido à pandemia, a equipe foi reduzida. Mesmo assim, cinco camionetas, cinco Papais Noéis e voluntários se dividiram e passaram de porta em porta. A ação, que iniciou no começo da tarde, se estendeu até tarde da noite. Cerca de 250 crianças foram presenteadas com kits de livros e brinquedos, e 600 famílias foram visitadas. “Acredito que para quem participa é muito gratificante. Ficamos muito felizes pela recepção das famílias, algumas já aguardam esse dia para receber a visita do Papai Noel e do grupo da Jela”, salienta. 

Entre as famílias que aguardavam estava a de Marlene Becker, de 71 anos. Rodeada pelos netos, esperavam na frente de casa, ansiosos pela visita do Bom Velhinho. Ao avistarem o Noel, os pequenos Bernardo Joaquim, de 6 anos, Tainá, de 4, e Vitória, de 8 anos, correram pelo quintal empolgados. “A felicidade deles é a minha também”, diz Marlene, que sempre cultuou as tradições natalinas. “Amei o presente”, diziam as crianças.

Um Natal mais feliz ao próximo

Para 2020, foram necessárias mudanças. Em outros anos, festa, música e danças marcavam o fim de ano do Grupo das Marias, em Vera Cruz. Neste, foi a transformação. A solidariedade e o altruísmo falaram mais alto, e, mesmo com um evento mais simples, as famílias foram acolhidas.

Na noite desta terça-feira, dia 22, mais de 40 famílias esperaram em frente à casa das Marias, ansiosas pelos presentes. Além dos mimos para as crianças – mais de 50 –, a comunidade recebeu cachorro-quente e levou para casa uma sacola recheada de alimentos. “Para eles passarem um fim de ano mais alegre e feliz”, diz Maria de Fátima Gomes dos Santos.

Uma das famílias era a da pequena Thayná Emanuelly, de 4 anos. Ela e os pais Rudimar Nunes e Marinês de Souza aguardavam a chegada do Papai Noel. Desempregados, os pais destacaram a importância de ações como essa para levar um alento às famílias. “É maravilhoso. Sem essa ajuda, iria dificultar ainda mais a vida de quem precisa”, ressalta Rudimar. Os presentes foram doados por pessoas que apadrinharam cada criança. Com a chegada do Noel, os brinquedos foram direcionados aos seus pequenos donos. “O Natal das Marias é todo dia, durante o ano inteiro”, enfatiza Maria de Fátima. 

 

 

Natal Laranja entrega alimentos e brinquedos na região de Linha Tapera

Ir além da participação em gincana. Fazer mais pelo próximo. Cultivar a solidariedade em uma boa ação de fim de ano. Foi assim que surgiu o Natal Laranja, projeto da equipe Los Refugos, que em 2020 chegou na sexta edição. Diferente dos anos anteriores, em que um evento de confraternização era organizado com as famílias e crianças beneficiadas em sua localidade, as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus motivaram a adaptação da iniciativa. 

Por isso, com a união de integrantes da Los Refugos, empresas e amigos, foram confeccionadas 12 cestas básicas para contemplar famílias de baixa renda na localidade de Linha Tapera e Linha Alta. As 28 crianças dessas famílias também receberam presentes para marcar o Natal de forma solidária.

Para algumas delas, como Thaeme da Silva e Beatriz Figueiredo, que completam oito e cinco anos, respectivamente, no dia 25 de dezembro,  a chegada do cachorro laranja, o mascote da Los Refugos, representou na tarde do último sábado, dia 19, um Papai Noel diferente. Que trouxe não apenas comida para deixar a refeição neste Natal mais farta, mas espalhou alegria para as aniversariantes e seus familiares. “Para várias famílias, esse, com certeza, será o único presente de Natal que as crianças vão receber”, resume a agente de saúde da localidade, Helena Carvalho, que auxiliou a equipe de gincana a identificar as famílias e a transformar o fim deste ano tão difícil para todos em um momento mais feliz.

 

Drive-thru natalino: alunos vão ao encontro do Bom Velhinho, em Vale do Sol

Para não deixar os festejos natalinos passar em branco, uma ideia diferente. Ao longo dos últimos meses, drive-thrus têm sido a escolha de tantas pessoas para manter a interação.
Para o Natal não seria diferente. Ao invés das tradicionais celebrações e confraternizações ou do Bom Velhinho passar de casa em casa, foi a vez da criançada ir ao encontro dele para receber os mimos.

E isso aconteceu nesta terça-feira, dia 22, na Escola Estadual Guilherme Fischer, em Vale do Sol. O drive-thru do Papai Noel foi preparado para garantir um momento de interação e felicidade às crianças. 
Com organização de horários por turmas, alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental passaram pelo pátio da escola. A iniciativa foi da supervisora Sirlei Tavares em conjunto com a equipe diretiva do educandário.

As professoras se reuniram e compraram brinquedos. Da mesma forma, as merendeiras confeccionaram as famosas bolachas natalinas. Mais de 90 estudantes participaram da ação e foram presenteados.
Alguns foram de carro com a família, outros, de bicicleta. O intuito foi promover divertimento para a garotada. “Assim como nós, as famílias e os nossos alunos também ficaram muito felizes com a iniciativa”, destaca a professora Greice Kelly de Moraes dos Santos. 

 


Foto: Caroline Moreira/Jornal Arauto
Natal: época em que a alegria e a solidariedade se encontram


Foto: Caroline Moreira/Jornal Arauto
Natal: época em que a alegria e a solidariedade se encontram


Foto: Caroline Moreira/Jornal Arauto
Natal: época em que a alegria e a solidariedade se encontram


Foto: Divulgação
Natal: época em que a alegria e a solidariedade se encontram


Foto: Carolina Almeida/Jornal Arauto
Natal: época em que a alegria e a solidariedade se encontram