compartilhe >>

Chuva melhora o cenário no interior


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 26/12/2020 07:00

Geral   SEMPRE BEM-VINDA

As chuvas ocorridas nas últimas semanas trouxeram alento para um período em que se previa uma forte estiagem na região por conta do fenômeno La Niña. Embora não tenham sido chuvas muito volumosas, as pancadas foram fundamentais para a manutenção da disponibilidade de água no solo e nos mananciais.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS Ascar de Vera Cruz, Alberto Evangelho Pinheiro, as precipitações que ocorreram recentemente foram essenciais para algumas culturas se desenvolverem. “As chuvas que ocorreram nas últimas semanas no Vale do Rio Pardo têm sido muito importantes para o desenvolvimento de diversas culturas, sobretudo de grãos e pastagens”, ressalta o engenheiro agrônomo.

Conforme Alberto, uma cultura de verão muito forte em Vera Cruz é a do milho, em que cerca de 60% do plantio em Vera Cruz ocorre após a colheita do fumo, o chamado milho de resteva. Ao todo, estima-se o plantio de 5.670 hectares em Vera Cruz.  Outras culturas como a soja e o arroz têm a estimativa de plantio em cerca de 700 hectares e 1.000 hectares, respectivamente, nas lavouras de Vera Cruz.  

Para o próximo ano, a expectativa é de uma melhora na situação em relação ao ano anterior. No início de 2020, houve uma quebra de mais de 50% nas lavouras plantadas (milho e soja), chegando em alguns casos a 100% de prejuízo.

AGRICULTORES 
COMEMORAM

Em Linha Ferraz, interior de Vera Cruz, o agricultor Milton Albers, de 65 anos, já consegue perceber em suas lavouras os benefícios das  recentes chuvas. Na propriedade caracterizada pela diversidade de culturas,  são produzidos batatas, feijão-de-vagem, tomate, tabaco, moranguinhos, entre outros, o milho é uma das que mais se beneficiou com as últimas chuvas. Nesse ano, Milton revela que usou quatro hectares para o plantio do milho, que será destinado para tratar os animais da propriedade.

Conforme o agricultor, a preocupação com a seca ainda segue, mas a expectativa é de uma boa produção. “ Depois dessas chuvas, o milho se desenvolveu muito bem.  Diferente da última safra, a expectativa para esse ano é de uma safra muito boa”, comemora o agricultor. 

Junto com a esposa, Noeli Albers, com quem gerencia a propriedade, Milton revela estar sempre atento aos canais de agricultura e a previsão do tempo para garantir um bom resultado no fim de cada safra.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Últimas chuvas garantiram o desenvolvimento do milho
Últimas chuvas garantiram o desenvolvimento do milho