compartilhe >>

O que já se sabe sobre o alto escalão do Governo Helena


Publicado 23/12/2020 09:06
Atualizado 23/12/2020 09:07

Política   PARA 2021

Oito das dezesseis secretarias que irão compor o alto escalão do Governo Helena/Elstor já foram apresentados à comunidade santa-cruzenses ao longo das últimas semanas. Os nomes responsáveis pelas pastas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Educação, Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como as equipes da Administração e Transparência, Saúde, Comunicação e Procuradores, já puderam iniciar os trabalhos pensando o município para os próximos quatro anos. 

No entanto, ainda resta saber quem serão os demais escolhidos pela prefeita Helena Hermany e vice Elstor Desbessel, para comandar as secretarias de Agricultura, Cultura, Habitação, Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Obras e Infraestrutura, Políticas Públicas e Assistência Social, Segurança, Defesa Civil e Esporte e Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, sendo que alguma dessas, pode ser unida ou eliminada, conforme a projeção inicial de Helena. 

O anúncio dos secretários e diretores das pastas que ainda não foram apresentados irá ocorrer na próxima terça-feira (29).

Conheça os nomes que já compõem o alto escalão:

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO: Primeiro nome a ser anunciado por Helena, Elstor Desbessel, além de vice-prefeito, será o responsável por assumir a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão. Economista, funcionário público concursado há mais de 30 anos e estudante de direito, Elstor terá também o gabinete de vice atrelado às subprefeituras, dando maior suporte ao interior. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO: O empresário e atual presidente da Oktoberfest, Márcio Martins, será o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Formado em Licenciatura em Computação pela Unisc e pós-graduado em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER, Martins também é conhecido por ter passagens pela presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

FAZENDA: A Secretaria da Fazenda voltará a ter o comando de Álvaro Conrad, que foi servidor do município por 41 anos. Ele é economista graduado pela antiga Fisc e por 23 anos foi o tesoureiro geral da Prefeitura de Santa Cruz. Participou da elaboração do plano de governo de Helena, da qual também foi o coordenador financeiro.

PROCURADORIA GERAL: A Procuradoria Geral do Município terá o retorno do advogado Ricardo Scherer, que já ocupou o cargo entre 2013 e 2016. Ele terá como adjunto, o servidor de carreira Rogério Moura Pinheiro Machado, procurador do quadro efetivo desde 2009.

SAÚDE: Para a pasta da Saúde, a escolhida foi a enfermeira Daniela Dumke. Formada pela Unisc e pós-graduada em gestão de pessoas, administração hospitalar e auditoria em serviços da Saúde, ela já atuou no Hospital Santa Cruz, no Centro de Vacinas e exercia atualmente a função de coordenadora do Espaço Mamãe Criança na Prefeitura de Vera Cruz. Além de Daniela, integram a equipe João Carlos da Rosa Corrêa, como diretor administrativo-financeiro, Anelise dos Santos Aprato como diretora de Ações e Programas de Saúde e Caren Picasso, diretora das Ações Especializadas em Saúde.

EDUCAÇÃO: O professor da rede estadual João Miguel Wenzel será o Secretário de Educação. Com experiência na vida pública e também na educação, João Miguel já foi titular da mesma pasta nos primeiros anos do Governo Telmo e também passou pela secretaria de Meio Ambiente. Ele concorreu a vereador no último pleito pelo PDT.

ADMINISTRAÇÃO E TRANSPARÊNCIA: Coordenador da campanha de Helena no pleito 2020, Edemilson Severo foi nomeado com Secretário de Administração e Transparência. Ele é formado em Administração com ênfase em Processos Gerenciais e pós-graduado (MBA) em Relacionamento Interpessoal. Tem passagens pelas secretarias de Cultura, Administração e Desenvolvimento Econômico e Turismo. Terá em sua equipe Marinalda Arena Dias Spindler, como diretora de Administração e Gestão de Pessoas e Processos.

COMUNICAÇÃO: Publicitário e consultor especialista em Marketing e Gestão, Fábio Eduardo da Silva, que atua como assessor no gabinete da vice-prefeita Helena, estará no comando da pasta da Comunicação. Integrando a equipe, Fábio terá o jornalista Tiago Rech, como Coordenador do Departamento de Publicidade e Comunicação e Cassiane Kersting, que será assessora de Publicidade e Relações Públicas.


Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
O que já se sabe sobre o alto escalão do Governo Helena