compartilhe >>

Com 96% dos votos Gualter é eleito presidente do Stifa


Publicado 14/12/2020 13:00
Atualizado 14/12/2020 13:18

Geral   NOVA GESTÃO

As eleições da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) foram concluídas. Com 96% dos votos válidos, Gualter Baptista Júnior foi eleito o presidente do sindicato, totalizando 633 votos. O processo de votação se deu nos dias 8 e 9 de dezembro e o pleito contou com três urnas. 

Baptista e a nova diretoria assumem os cargos em maio de 2021 e seguem até maio de 2026. Até então, quem ainda está à frente do Sindicato é Sérgio Luiz Pacheco que assume o cargo de secretário-geral e de organização na nova diretoria. 

O novo presidente seguirá também como presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), entidade que dirge desde julho de 2019. Segundo Baptista, o Stifa tem uma caminhada longa de defesa dos trabalhadores, tendo como grandes preocupações os postos de trabalho das empresas legalmente constituídas. Ele acrescenta que também existe uma preocupação com o mercado ilegal de tabaco. "Porque o contrabando afeta a economia de um modo geral, se deixando de consumir e como consequência de arrecadar", complementa. 

Conforme o atual presidente, Sérgio Luiz Pacheco, após muitos anos, sentiu-se a necessidade de renovar e, em função disso, mudar a editoria. Ele ainda destaca que existem anseios em relação ao período pós-pandemia e que o trabalho na área da saúde continuará sendo intensificado. 

Nova direção eleita

  • Presidente: Gualter Baptista Junior
  • Secretário Geral e de Organização: Sérgio Luiz Pacheco
  • Secretário de Finanças: René da Rosa
  • Secretário de Política e Formação Sindical: Glênio José Goebel
  • Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Rangel Marcon
  • Secretário de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Grade
  • Secretário de Imprensa e Divulgação – Leonel Goulart Almeida
  • Suplentes: Adilson Antônio Weiss, Eder Roberto Figueira Rodrigues, Alessandre Pontel Alves, Urban Mário Klein, Pedro Jercei Marques Correa, Jorge Alberto Silva da Silveira e Fernanda Regina Wagner.
  • Conselho Fiscal
  • Efetivos: Jorge Solis Ferreira, Telmo Waldy Zanette e Ênio Frozza.
  • Suplentes: Devanier Hildor Baierle, Irineu de Mello e Nestor Lenz.
  • Conselho de Representantes
  • Efetivos: Gualter Baptista Junior e Sérgio Luiz Pacheco.
  • Suplentes: Dorly João dos Santos e João José Costa

Quem é o novo presidente do Stifa

Gualter Baptista Júnior tem 56 anos. É natural da cidade do Rio de Janeiro – RJ, no Bairro Campo Grande, na Zona Oeste. O presidente eleito trabalha há 42 anos na BAT Brasil (ex-Souza Cruz), nos setores de controle de custos, logística de produtos agrícolas e na atenção aos produtores integrados nos três estados do Sul do Brasil. É bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, com MBA Administração e Gerência Empresarial. É professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nos campi de Montenegro e Sobradinho. Desde julho de 2019, preside a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo). Teve diversas atuações relevantes na defesa do setor de tabaco, com participações em diversas reuniões em Brasília junto a Casa Civil, bem como em audiências públicas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ter assento na Câmara Setorial do Tabaco – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em 2018 esteve na COP-8, em Genebra, na Suíça, onde teve a oportunidade de se manifestar junto a Embaixadora Brasileira que recepcionou a Comitiva Brasileira do Setor se Tabaco que participava da conferência internacional.


Foto: Kethlin Meurer/ Portal Arauto
Sérgio Luiz Pacheco e Gualter Baptista Junior compõem a nova diretoria, além de outros representantes
Sérgio Luiz Pacheco e Gualter Baptista Junior compõem a nova diretoria, além de outros representantes