compartilhe >>

Arauto Saúde: saiba como lidar com os sentimentos durante as celebrações de fim de ano


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 05/12/2020 08:00

Geral Arauto Saúde   PARA REFLETIR

As festividades de fim de ano trazem consigo as celebrações, comemorações e os presentes, mas proporcionam também um momento de reflexão. A época natalina e o simbolismo de um novo ano se aproximando são capazes de despertar diferentes sentimentos, sejam eles alegres ou tristes. O que determina as sensações depende de cada indivíduo. Quem explica mais é a médica psiquiatra Jandira Acosta, convidada do Arauto Saúde desta semana.

Os períodos natalinos são caracterizados também por períodos de grandes emoções. Jandira salienta que nessa época florescem dois aspectos, o lado coletivo e o lado pessoal. “Se pensarmos no lado coletivo, mesmo para quem não é cristão, é uma época em que a maioria das pessoas fica contagiada com o espírito de compartilhar, de ajudar o outro, de fazer o bem. O ato de visitar, abraçar ou presentear alguém faz muito bem para quem está recebendo e também para quem está fazendo e também são valores cristãos”, ressalta.

Pensando no lado particular da pessoa, conforme a médica, existe o aspecto de como ela vai encarar o significado do Natal e vai depender de alguns fatores para que aconteça essa significação. “As experiências daquela pessoa quando criança com os Natais passados, o que significa a família e qual o seu papel. Se existem conflitos acontecendo ou não. Tudo isso vai influenciar de como ela encara essa época”, explica a psiquiatra. Por isso, segundo Jandira, existem aqueles que encaram o período com muita alegria e positividade e outros, com tristeza e ansiedade.

A época de fim de ano também desperta outro sentimento: o perdão. Muitas pessoas aproveitam o momento para refletirem e perdoarem. Para Jandira, o perdão também é um valor cristão. “É uma época que fica mais forte e que refletimos mais sobre a nossa vida e sobre os nossos relacionamentos”, destaca. Ela enfatiza que o perdão não faz bem somente aos outros, mas também a si mesmos. “Não é fácil, mas se colocar no lugar do outro já pode ser o primeiro passo”, reforça.

O momento é também de reorganização e de esperança. Mesmo com as adversidades é necessário as pessoas serem esperançosas. “Além dos momentos negativos, existiram também os momentos bons. É importante ver de uma forma positiva para poder melhorar coisas que não estão bem para o próximo ano”, frisa a médica.


Foto: Divulgação
Muitos sentimentos podem despertar durante esta época como ansiedade, tristeza, mas também alegria e positivismo
Muitos sentimentos podem despertar durante esta época como ansiedade, tristeza, mas também alegria e positivismo