compartilhe >>

Por aí de Kombi: casal gaúcho e cão de estimação completam três anos na estrada


Publicado 26/11/2020 19:00

Geral   AVENTURA

Desprendimento e coragem. Essa foi a receita para a maior aventura da vida de Vanessa Cristina Kapper e Lorenzo Marques. Pelo menos até agora. Em dezembro, o casal de Santo Ângelo – município da região das Missões – completa três anos de uma vida longe de casa, a bordo de uma Kombi carinhosamente apelidada de Madalena e com milhares de aventuras para contar. Uma delas é como o Galeto, o cachorro de estimação, embarcou junto nessa história seis meses após o início da viagem. Percurso que já passou por todos os Estados do Brasil e ainda pela Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e pela fronteira do Uruguai. Uma longa trajetória que está apenas começando.

A ideia dos aventureiros é sair, em março do próximo ano, para a segunda expedição, após passar o período de festas e férias com as famílias. Conforme Vanessa, o plano é ir até o Ushuaia e após embarcar para a Europa, contando que as fronteiras estejam abertas. “Temos um mundo inteiro pela frente, que ainda queremos desbravar. A meta é continuar viajando, conhecendo lugares, culturas e pessoas enquanto isso fazer sentido dentro dos nossos corações. Lugares não faltarão”, destaca.

Tudo começou no dia 1º de março de 2018, quando o casal saiu de casa sem saber o que esperar, mas repletos de otimismo, energia e coragem. Tanto Vanessa, 29 anos, quanto Lorenzo, 34 anos, sempre gostaram de viajar, mas o projeto dessa longa caminhada surgiu de forma natural. “A ideia surgiu do nada em uma viagem de final de semana que fizemos para o litoral gaúcho. Comecei a pesquisar sobre pessoas que viajam de carro e nas semanas seguintes já compramos a kombi. 40 dias depois após a compra, já saímos em viagem com um roteiro e o dinheiro que tínhamos guardado”, relembra.

Ela, formada em Ciências Biológicas. Ele, graduado em Administração Pública. Os dois em busca de um conhecimento que só uma aventura pode proporcionar: a descoberta de si mesmo, longe das rotinas e livres para construir os dias da forma que desejarem. A kombi Madalena, que carrega os sonhos do jovem casal, foi adquirida em Santa Rosa e adaptada com a ajuda dos amigos. “O nome veio pelo fato da mãe do Lorenzo se chamar Sandra e, consequentemente, seus amigos faziam piada com a música Sandra Rosa Madalena”, relata Vanessa. O veículo passou então a fazer parte da família e nem todos os problemas mecânicos que tiveram no meio do caminho sobressaíram a importância que Madalena tem em todo local que chegam, estacionam e passam a viver.

Um cachorro no meio do caminho

Se os primeiros seis meses de viagem foram emocionantes, todos os demais foram ainda mais intensos. Galeto, um Golden muito animado, chegou na vida do casal viajante ainda em 2018 e tudo tornou-se diferente. “Após termos entrado novamente no Brasil, decidimos ter um cachorro. Ganhamos o Galeto, mas ele estava localizado na nossa cidade natal, Santo Ângelo, e nós estávamos no Mato Grosso”, conta. Porém, na contramão do impossível como costumam dizer, foram de encontro ao novo companheiro. “Conseguimos uma carona para o Galeto até o Paraná e foi quando resolvemos fazer a viagem até ele de carona. Saímos do Mato Grosso, fomos até o Paraná e fizemos todo o caminho de volta a bordo dos mais variados veículos. Foi uma grande experiência”, salienta.

Com Galeto na kombi, uma nova fase começou. Adestrado, o cão participa de todas as viagens e de quase todas as aventuras. Basta acessar o Instagram @poraidekombi e visualizar as diversas experiências que o animal, ao lado dos donos, já coleciona. Seja um mergulho no mar, uma brincadeira na areia ou um banho de lama. Afinal, para quem cresceu em uma kombi e nunca morou em outro lugar, todos os outros espaços do universo também significam estar em casa.

Influenciadores digitais

Atualmente, Vanessa, Lorenzo, Galeto e, é claro, Madalena colecionam 226 mil seguidores no Instagram. É do carinho do público que admira a trajetória da família que eles sobrevivem. Seja com publicidades nas redes sociais, com a loja online para a venda dos produtos da marca, comercialização do livro digital que escreveram durante a primeira expedição e dos encontros com fãs, nos mais diversos municípios, onde realizam a venda da linha de produtos.

Neste domingo (23), por exemplo, o trio passou por Santa Cruz do Sul. "Chegamos em Santa Cruz pouco tempo antes da hora do encontro, mas passamos pela igreja que muitas pessoas nos falaram [Catedral São João Batista] e achamos incrível. Linda de verdade! As ruas principais com as árvores fechando em cima são lindas também. Fizemos o encontro no Proeza e todos foram muito receptivos", ressalta.

Quer acompanhar essa aventura? Clique aqui para segui-los. De acordo com Vanessa, 99% das fotografias que abastecem as redes sociais são feitas por eles, com a ajuda de um tripé e controle. Improvisos necessários – assim como o chuveiro a gás e a cozinha instalada na kombi – que mostram o quanto é possível fazer tudo dar certo, independente de onde e com quem estiver.