compartilhe >>

O que este caderninho revela para 2021?


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 21/11/2020 07:00

Geral   PREFEITO PLURAL

Antes de ser escolhido por 6.978 vera-cruzenses para ser o novo governante do Município, a partir de 1º de janeiro de 2021, a figura de Gilson Becker, de desconhecida, não tem nada. Pouco pelo lado político, muito por sua trajetória de múltiplas tarefas. Talvez essa seja uma boa definição para o prefeito eleito de Vera Cruz: plural. Também não é apenas por conciliar o trabalho em duas secretarias nesta gestão do prefeito Guido Hoff - Obras e Desenvolvimento Rural - assim como auxiliar a direção da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, coordenar o programa Protetor das Águas, presidir a última Feira da Produção.

Nascido no Hospital Vera Cruz no Dia do Estudante, 11 de agosto, do ano de 1979, e criado no Corredor Petry, o filho de seu Egon (IM) e dona Lourdes, que adotou Vila Progresso para morar há cerca de 16 anos, tem no sangue o envolvimento comunitário. “Me criei dormindo embaixo de mesa em salão de baile”, recorda Gilson, ao mencionar a liderança que seu pai exercera como presidente do Esporte Clube Independente e do CPM da Escola Hannemann. A liderança do pai passou para o filho, que presidiu o Grêmio Estudantil do Hannemann e a União Juvenil Trindade - grupo de jovens da localidade, um ensaio do que a vida lhe reservava.
Aluno dedicado nas escolas Cândido Pritsch, Hannemann e Vera Cruz, é a esposa, Mirna, que revela uma curiosidade do tempo em que eram colegas de aula: “sempre ganhava a medalha de melhor aluno”. Mais tarde, buscou conhecimento em suas áreas técnicas de atuação, em Gestão Ambiental, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Agroindústria.

O estudante destaque passou a ser um cidadão engajado. E é esse mesmo Gilson, com o semblante sereno, contido e determinado, que se diz pronto para fazer mais.

Dedicação ao voluntariado e paixão pelo canto

Assim como já assumiu diversos cargos junto da Congregação Luterana Trindade, desde 1998 Gilson sempre integrou a diretoria do Independente. “O pai ajudou a construir, temos que manter, não podemos deixar cair”, diz ele, que também já foi tesoureiro no Hospital Vera Cruz e entrou de cabeça em um projeto iniciado em 2011 e que virou uma referência vera-cruzense: o Protetor das Águas, que além de destinar recursos para os agricultores que aderem ao programa e conservam o arroio Andréas, tem refletido, ao longo dos anos, na melhora significativa da qualidade da água que abastece Vera Cruz.

Música que emociona

A paixão pelo canto pode ser considerada um hobby deste gremista que jogava vôlei na juventude. Seu avô tocava sax e, embora nunca tivesse aprendido o instrumento, Gilson herdou o gosto pela música. Desde pequeno, no grupo de jovens da igreja, já integrava o coro. Foi assim que ingressou no Coral da Congregação Luterana Trindade e no Coral Municipal de Vera Cruz, um expoente cultural que emociona por onde se apresenta. São canções que arrepiam a todos, fica até difícil eleger uma. Mas Gilson destaca “A vida é assim”, de Dante Ramon Ledesma, como uma de suas preferidas.

O envolvimento em várias atividades, entidades e instituições fez de Gilson Becker uma pessoa plural. Para ele, é fundamental haver pessoas dispostas a assumir a liderança para manter vivas as entidades e os grupos, somar forças, fazer crescer. “É preciso se doar pelo voluntariado”, diz ele, acreditando que tudo que assumiu é visto como uma missão, e por isso procura desempenhar o melhor possível, pensar no conjunto. “Quem já faz bastante, sempre consegue tempo para mais”, reflete. E foi assim que ele se destacou. Como diz a canção: “A vida é assim, como ela vem, se vai. O que plantas por aqui, amanhã tua alma colherá...”

A matéria completa está na edição impressa do jornal Arauto deste fim de semana.

 


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Famoso por seu caderninho, Gilson escreveu, para o dia da posse, a palavra que vai nortear sua atuação: trabalho
Famoso por seu caderninho, Gilson escreveu, para o dia da posse, a palavra que vai nortear sua atuação: trabalho