Santa Cruz do Sul terá Dia D de vacinação contra a poliomielite neste sábado


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 20/11/2020 14:00

Geral   CADERNETA EM DIA

Pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças maiores de um ano até cinco anos incompletos até as unidades de saúde para se vacinar contra a poliomielite têm até o próximo sábado, 21 de novembro, para colocar a caderneta de vacinação em dia.  Em razão da baixa cobertura no Rio Grande do Sul, a Campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite foi estendida até a data, quando ocorre o Dia D em diversas cidades, entre elas, Santa Cruz do Sul. Dessa forma, amanhã as doses serão ofertadas em todos os postos de saúde do município, exceto na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Linha Monte Alverne, das 8 às 12 horas. 

Na terra da Oktoberfest, a população-alvo é formada por 5.531 crianças e a meta de cobertura vacinal é de 95%. Até o momento, conforme o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, foram atingidos 82,01%. “Fica o apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos até as unidades e compareçam com a caderneta de todos em mãos, para que a gente não corra o risco de ter o retorno de doenças como a poliomielite no Brasil, que causa sequelas tão severas”, orienta. Além da imunização dos pequenos até cinco anos incompletos, deve-se ficar atento à multivacinação que é destinada a crianças e adolescentes até 15 anos. No Dia D, ainda, poderão ser feitas outras vacinas do calendário.

Cobertura já alcançada

Em Vera Cruz e Vale do Sol não haverá Dia D da campanha, já que em ambos os municípios as metas de vacinação já foram alcançadas. Na Capital das Gincanas, a expectativa era imunizar 1.093 crianças maiores de um ano até cinco anos incompletos, sendo que se atingiu 97% de cobertura vacinal. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, enfermeira Daniela Schneider, lembra que o município realizou o Dia D em duas oportunidades, em 17 e 31 de outubro deste ano, o que colaborou para o alcance da meta. Após a aplicação das vacinas no dia 31, por exemplo, sábado em que o Espaço Mamãe Criança ficou aberto o dia todo, a cobertura se aproximou dos 80%, reforçando o índice de vacinados no município.  

No Vale, 100% do público-alvo, formado por 437 crianças maiores de um ano e menores de cinco anos, foram imunizadas. Na reta final da campanha, agentes de saúde fizeram uma busca junto às famílias das crianças que ainda não tinham se vacinado, garantindo a totalidade da cobertura vacinal.  


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Em Vera Cruz e Vale do Sol, a população-alvo já foi imunizada contra a poliomielite
Em Vera Cruz e Vale do Sol, a população-alvo já foi imunizada contra a poliomielite