Maioria dos lojistas não pretende fazer contratações temporárias para o Natal


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 19/11/2020 16:56
Atualizado 19/11/2020 17:26

Geral   COMÉRCIO

Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Santa Cruz) mostra que apenas 29,7% dos lojistas acreditam em elevação de vendas em relação ao ano passado. A situação também vai se refletir em novas contratações, já que 74,4% dos que foram ouvidos não pretende realizar contratações temporárias para o período. A pesquisa teve a participação de 64 lojistas de 18 segmentos da CDL Santa Cruz.

Segundo os resultados apresentados, 25% afirmaram que não esperam crescimento ou retração nas vendas; 10,9% acreditam numa retração de até 10%; 7,8% dos lojistas, um crescimento maior que 10%, enquanto que 26,6% se dividem em outras faixas com retração de 20% a 50% ou mais. Num comparativo ao ano passado, este ano os lojistas estão mais pessimistas, já que em 2019, 65% dos lojistas esperava vender até 10% a mais em relação ao Natal anterior.

Ainda considerando os números brutos da pesquisa, 75% dos associados da CDL Santa Cruz afirmam que não pretendem realizar contratações temporárias para o Natal 2020. Já 18,8% pretendem contratar um funcionário e 6,2% dos lojistas vai contratar entre dois e cinco funcionários temporários.

O presidente da CDL Santa Cruz, Marcio Farias Martins, destaca que o levantamento é importante porque revela uma expectativa de venda dos lojistas em relação ao Natal. “Determinados segmentos estão muito impactados ao longo do ano e buscam nesta reta final de ano recuperar um pouco os prejuízos que tiveram com a crise”, citou. Mesmo com o pessimismo, é a melhor data do ano para o comércio e, por isso, é importante que o consumidor priorize o comércio local.

Segundo ele, a CDL busca incentivar o comércio local com a Campanha CDL Presente com Você, na qual irá sortear um carro zero quilômetro no dia 28 de dezembro. Uma carreata vai marcar o lançamento da campanha de Natal. Ela vai percorrer as ruas do centro e de alguns bairros convidando as pessoas a comprarem no comércio local no dia 27, a partir das 19h. O carro Renault Kwid que será sorteado vai desfilar num caminhão guincho. E o comboio ainda terá a presença do Papai Noel.

A campanha CDL Presente com Você é uma realização da CDL Santa Cruz, e teve início no dia 13 de março e encerramento no dia 28 de dezembro, com o sorteio de um Automóvel Renault 1.0 flex, Kwid Lif, 4 portas, ano 2019, modelo 2020, no valor de R$ 31.000,00. Neste sorteio os cupons das promoções anteriores também estarão concorrendo. O patrocínio geral é da Agro-Comercial Afubra Ltda e da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e apoio da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc).


Foto: Rafael Cunha/Portal Arauto
Comércio projeta menos contratações temporárias neste final de ano
Comércio projeta menos contratações temporárias neste final de ano

Maioria dos lojistas não pretende fazer contratações temporárias para o Natal