compartilhe >>

Polícia Civil recolhe animais silvestres mantidos em cativeiro em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/11/2020 10:00
Atualizado 19/11/2020 18:43

Geral   CRUELDADE

Na manhã de hoje (19), a Polícia Civil de Vera Cruz cumpriu mandado em uma residência próxima a Esquina Koelzer, no município, após denúncia anônima informar que animais silvestres eram mantidos em cativeiro.

No local, foram encontradas oito aves, entre azulões, cardeais, coleirinho, canário-da-terra e trinca ferro. Conforme a polícia, alguns deles estavam chocando. A ação também tem o auxílio do Departamento de Meio Ambiente e da secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária.

Conforme Fernando Flores, fiscal de Meio Ambiente da Prefeitura, os animais foram encaminhados para o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria, que tem como objetivo cuidar e reabilitar animais silvestres que chegam ao criadouro por diferentes razões, geralmente vítimas da ação humana.

CRIME AMBIENTAL

De acordo com a Delegada substituta da Delegacia de Vera Cruz, Raquel Schneider, os moradores da residência vão responder processo por crime ambiental, conforme artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais, 9.605, de 1998, por manterem em cativeiro os pássaros silvestres, cuja pena é detenção de seis meses a um ano e multa.

Na semana passada, situação semelhante foi encontrada em uma residência do bairro Conventos, no município, onde mais de 10 pássaros silvestres eram mantidos em cativeiro. No local, ainda, foram encontrados outros animais sem água e sem comida.  


Foto: divulgação
Animais foram recolhidos após denúncia anônima
Animais foram recolhidos após denúncia anônima