compartilhe >>

"Vi a boa política sendo praticada pelos meus pais, sempre baseada nas boas condutas", diz Daiton Mergen


Publicado 19/11/2020 07:14
Atualizado 19/11/2020 07:27

Política   SONHO REALIZADO

Gentil, simples e carismático. Aquele que esbanja alegria e que busca tratar todo mundo igual, independente da cor, classe social, religião. É exatamente assim que Daiton Mergen (MDB) é conhecido por muitas pessoas seja nos palcos das festas ou da vida. Vocalista da Banda Magia Musical e apaixonado pela família e amigos, foi eleito vereador em Santa Cruz do Sul no último domingo (15) com 966 votos. Ele ficou como 11º colocado na lista dos 17 escolhidos para ocupar cadeiras no Legislativo. 

O que talvez nem todos sabem é que ele, desde criança, acompanhou e respirou política na própria casa. Ele conta que o pai foi candidato a vereador aos 19 anos na cidade de Arroio do Tigre - cidade natal de Daiton - faltando 2 ou 3 votos para se eleger. A mãe de Daiton também fez história na política. Concorreu a vereadora e foi eleita por dois mandatos, além de ter sido secretária da Saúde em um mandato. "Então sempre tive esse desejo de seguir. Sempre vi a boa política sendo praticada pelos meus pais, sempre baseada nas boas condutas, no caráter, na palavra de comprometimento com todos. Essa linha pretendo levar comigo. Trago isso em minha vida cotidiana e quero estender na sequência de meu trabalho", complementa. 

Determinação e luta

Ciente de que a primeira eleição poderia ocorrer ou não, Daiton conta que se preparou para qualquer resultado e toda essa preparação ocorre desde 2012: "Sabemos e compreendemos as dificuldades durante uma campanha. Fui agregando apoiadores, comunicando meus amigos que gostaria de concorrer e que estava me preparando. Acredito que grande parte do êxito seja devido à organização que tivemos, meus familiares e amigos que estiveram ao meu lado antes e durante esse processo". 

Focado nos sonhos e com vontade de fazer a diferença, ele destaca que fez uma campanha limpa, sem falsas promessas, com recursos financeiros limitados, mas com diversos amigos sonhando e vibrando a cada dia, evolção e apoio recebido. "Levando em conta todos esses fatores, ficamos muitos felizes e surpresos com minha votação. Acredito que muito se deve ao desejo de mudança das pessoas e a vontade de mais representatividade jovem e comprometida", observa. 

Propostas

O vereador eleito afirma que durante a campanha sempre ressaltou que teria um olhar para todas as áreas, mas tendo como principais bandeiras a educação, o esporte e a cultura: "Já tenho alguns projetos em andamento e outras ideias irei colocar em prática junto ao meu grupo de trabalho na sequência.Trabalho há muitos anos no esporte, como professor de educação física. Atuo sendo coordenador e professor de escolinha de futsal". 

Conforme Daiton, é preciso trabalhar com o Executivo projetos voltados ao esporte para crianças carentes, bem como projetos no turno inverso com atividades na área esportiva, cultural e de música, além de buscar parcerias junto à universidade para a realização dessas iniciativas. "Sou coordenador do projeto Clube da Viola e da Gaita de Santa Cruz do Sul. Nossa ideia é captar recursos, tornando o projeto uma entidade e levando essas e outras atividades culturais às praças de nossos municípios", explica. 

Contato com a comunidade

Sobre a atuação no Legislativo, ele ressalta que é preciso olhar menos as bandeiras partidárias e ter um olhar mais voltado às causas. "Partindo desse princípio, estamos em evolução. Ser correto e sempre tomar as decisões pensando no bem coletivo e tendo empatia com os anseios da população", acrescenta. Para que o trabalho tenha êxito, Daiton destaca que é preciso ter um contato próximo com a comunidade o que dará um norte sobre de que forma atuar. Além disso, observa que é preciso dar atenção às necessidades urgentes dos bairros e também interior: "Percebemos que todas as propostas de governo evidenciaram a importância do diálogo, primordial para evoluirmos". 

O sentimento de vencer a caminhada e ser eleito vereador de Santa Cruz do Sul é de dever cumprido, conforme Daiton. "Um sentimento de que podemos sim fazer campanha sem mentir, sem enganar e com poucos recursos disponíveis. Me sinto um vencedor, esperava muito essa oportunidade. A partir do próximo ano estou à disposição, com a portas abertas para atender a comunidade dentro de minhas atribuições como vereador", comenta, emocionado.


Foto: Divulgação
Daiton Mergen (MDB) foi eleito vereador de Santa Cruz no último domingo com 966 votos
Daiton Mergen (MDB) foi eleito vereador de Santa Cruz no último domingo com 966 votos