Jingle e estratégia: como o marketing construiu a campanha vitoriosa de Helena Hermany


Por: Portal Arauto
Publicado 17/11/2020 19:40
Atualizado 17/11/2020 19:41

Política   CHEGOU A VEZ DELA!

“Chegou a vez dela!” foi uma das frases mais marcantes das eleições municipais de 2020 em Santa Cruz do Sul. Parte do jingle de campanha da então candidata Helena Hermany, a expressão foi usada na letra da música e foi a responsável por transmitir a trajetória de vida e política da progressista, eleita na noite do último domingo (15).

De acordo com o produtor audiovisual e coordenador da campanha de Helena, Beto Picasso, a produção do jingle, bem como a estratégia usada na construção da letra, com características pessoais e trajetória social da candidata, ficou a cargo da empresa Critério de Porto Alegre. “Acredito que eles foram muito acertivos nisso, porque a Dona Helena é do povo, cuidou muito das pessoas e esse momento de pandemia ajudou, para mostrar que o que ela faz há 30 anos nessa cidade. Santa Cruz precisava de uma gestora desse perfil, muito pensando no social e sem descuidar do desenvolvimento econômico. Isso casou muito no jingle, onde queríamos passar um sentimento bom, de esperança e felicidade", conta. 

Para Helena, o sentimento foi de emoção após ouvir o jingle de campanha pela primeira vez. “Quando eu vi aquela construção, senti que aquele jingle que realmente mostrava uma verdade, a minha história, muito do que eu penso e o que sinto. E eu sempre dizia para tocar o jingle bastante, porque ele realmente mostra o que é e o que eu vou continuar sendo”, afirma.

Além de um jingle muito bem elaborado, outro ponto que chamou atenção durante a campanha foi a postura de Helena nos programas, debates e entrevistas. Conforme Beto, apesar de prever que poderiam vir alguns ataques pelas mídias sociais, o perfil, tanto de quem conduzia a caminhada, quanto de quem a liderava, não era de realizar um trabalho sem discussões e propositivo. "Talvez eu não saiba fazer campanha atacando e eu também não acredito que o eleitor goste disso. Definimos que, no momento em que fossemos atacados, continuaríamos propondo e sugerindo porque aí pautamos a eleição. Quando a pessoa ataca ou responde, perde o tempo para deixar de informar o leitor", avalia.

Em relação aos bastidores dos 45 dias de campanha, Beto conta que foi um período muito tranquilo e que o foco, era sempre manter Helena feliz, confortável e segura. “No início, ela tinha uma preocupação com a idade e a família. Mas isso são coisas que a gente não consegue mudar e, felizmente, a Helena chega com 72 anos tentando ser prefeita, com uma vida sem apontamentos, sem nenhuma mácula e com uma família de pessoas fortes, que é tudo para ela. E isso é ótimo, ter uma família que apoia e faz política com honestidade. Por isso é muito bom trabalhar com pessoas assim”, considera.

Histórico de campanhas de Beto Picasso:

  • 2020 - Prefeitura de Santa Cruz do Sul Helena Hermany - Marketing e Direção Geral
  • 2016 - Prefeitura de Santa Cruz do Sul Telmo Kirst - Marketing e Direção Geral
  • 2012 - Prefeitura de Caxias do Sul Assis Melo - Direção Geral
  • 2008 - Prefeitura de Porto Alegre José Fogaça - Direção de Produção
  • 2006 - Governo do Estado Yeda Criusius - Produção
  • 2002 - Governo do Estado Antônio Brito - Produção 

Foto: Letícia Dhiel/Portal Arauto
Produtor audiovisual Beto Picasso foi o responsável por coordenar a caminhada da prefeita eleita
Produtor audiovisual Beto Picasso foi o responsável por coordenar a caminhada da prefeita eleita