Escolas estaduais de Vera Cruz e Vale do Sol retornam às atividades presenciais nesta semana


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/11/2020 18:00

Geral   EDUCAÇÃO

Após o retorno às atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino, previsto para outubro, ser cancelado, alguns educandários de Vera Cruz e Vale do Sol definiram a retomada para esta semana. Cada escola adotou um dia diferente para o início das atividades, levando em conta, por exemplo, o período necessário para a sanitização dos espaços após as eleições municipais. 

Na Capital das Gincanas, as cinco escolas da rede estadual confirmam a volta dos alunos nos próximos dias, período em que passam a mesclar o ensino remoto e presencial. Para garantir um retorno seguro frente à pandemia, será aferida a temperatura dos estudantes na chegada à escola e os que apresentarem sintomas relacionados à Covid-19 serão encaminhados para suas famílias ou atendimento médico. Eles terão de usar máscara, assim como professores e funcionários. Na maioria das escolas, o horário das aulas será reduzido para duas horas – a Escola Vera Cruz irá manter três horas por período – e não haverá recreio, no entanto, os alunos serão direcionados ao refeitório de forma escalonada para receber o lanche. 

ESCOLA VERA CRUZ

O Poli, no Centro, vai retornar com as atividades presenciais nesta quarta, dia 18, pela manhã, das 7h30min às 10h30min, à tarde, das 13h15min às 16h15min e, à noite, das 19 às 22 horas. Apenas os alunos que responderam “sim” no questionário online e que levaram o termo de compromisso assinado irão retornar, no entanto, quem sinalizou positivo no questionário, mas não entregou o termo, poderá fazê-lo no primeiro dia de retomada. O educandário orienta que os estudantes cheguem apenas 10 minutos antes do início das aulas e levem sua própria garrafa d’água, já que os bebedouros estarão interditados. Para dúvidas, a escola disponibiliza o bate-papo do Facebook, o e-mail ou o telefone (51) 3718-1318. 

FREDERICO A. HANNEMANN

No Hanemman, localizado em Vila Progresso, os trabalhos recomeçam na quinta, dia 19, com os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano), que terão aulas duas vezes na semana. Os estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) retornam a partir do dia 24, em regime de escala conforme organização da escola, devido à uma avaliação diagnóstica do aprendizado que será realizada com alunos em aulas presenciais até a data. O horário de entrada e saída será escalonado. Assim que definido será comunicado através da página do Facebook do educandário. Para tirar dúvidas, os pais ou responsáveis podem contatar no telefone (51) 3798-6082, número novo da escola. 

MESQUITA

A Escola Tenente José Jerônimo Mesquita, do Centro, retorna amanhã com as aulas presenciais do 1º ao 5º ano, pela manhã, a partir das 7 horas e, à tarde, a partir das 13 horas. Cada série terá dois dias de aula por semana, sendo que nas sextas-feiras, o ensino será online. Apenas a turma do 5º ano será divida em grupos, que vão revezar os dias de aulas presenciais, devido ao alto número de estudantes. 

PARAGUAÇU

Os alunos da Escola Paraguaçu, no bairro Leopoldina, que possuem termo de compromisso assinado, devem voltar às atividades entre esta terça e quarta. A data será definida, após realizada a sanitização dos espaços escolares e comunicada aos pais e responsáveis. 

WALTER DREYER

Para definir o retorno das atividades presenciais na Escola Walter Dreyer, de Ferraz, serão realizadas reuniões internas entre hoje e amanhã, levando em conta questões como a sanitização dos espaços escolares. A partir disso, pais ou responsáveis, professores e funcionários serão comunicados sobre a data e a forma de retorno.

Em Vale do Sol, uma escola já voltou

A retomada das aulas presenciais na rede estadual em Vale do Sol ainda é incerta na maioria dos educandários. No município, são quatro escolas de responsabilidade do Governo Estadual. Na Guilherme Fischer, a maior do município, o retorno ainda está indefinido. Em caso de retomada, não haverá transporte para os estudantes.

Das escolas do interior do município, a Duque de Caxias já retornou. O reinício ocorreu no último dia 12. Conforme a diretora do educandário, Arlete da Silva Krug, a escola conta com 11 alunos do 1° ano ao 5° ano. Destes, nove foram autorizados pelos pais a voltar, sendo que na última quinta-feira, quatro estiveram presentes na retomada. Segundo Arlete, o restante dos alunos não se fez presente pela falta de transporte. Na Padre Theodor Amstad, por decisão dos pais e responsáveis dos alunos, se optou pela retomada apenas no ano que vem. Por fim, na Afonso Martin Rohlfes, uma reunião entre o  Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE) e a direção local irá ocorrer na manhã de hoje para definir a data para o retorno. Conforme a diretora, Dorilene Solano, a escola já está se organizando para garantir uma retomada segura.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Bebedouros e bancos não poderão ser utilizados pelos estudantes
Bebedouros e bancos não poderão ser utilizados pelos estudantes