compartilhe >>

Arauto Saúde: quais são os sintomas da perda auditiva e o que se deve fazer?


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 14/11/2020 08:00
Atualizado 14/11/2020 11:19

Geral Arauto Saúde   CUIDADOS COM O OUVIDO

Você já ouviu falar em otorrinolaringologista? Ele é o médico responsável por cuidar da audição, respiração, fala e equilíbrio, algumas das principais funções do ser humano. Esta semana foi importante para a conscientização auditiva. Na terça-feira, dia 10, celebrou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez e na quarta, dia 11, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido. Pensando nisso, o Arauto Saúde conversou com a otorrinolaringologista Giovana Pellegrini, que explica quais são os sintomas da perda da audição e o que o paciente deve fazer ao perceber a disfunção.

Giovana salienta que na maioria das vezes, o paciente percebe a perda auditiva ao realizar algumas atividades rotineiras. “Ele vai perceber que está ouvindo menos, por exemplo, usando o celular, precisando trocar de ouvido, o que acontece bastante. O mais comum no consultório é a família relatar que a pessoa está apresentando sinais de perda de audição. Quando o paciente está de costas, não consegue ouvir o barulho do que está atrás dele, pois quando estamos falando frente a frente, tem a leitura labial que ajuda bastante”, ressalta.

A profissional destaca que outra ação perceptiva da perda da audição é quando o paciente precisa aumentar o volume da televisão ou do rádio para escutar melhor. Esses são alguns dos sinais que pode estar ocorrendo o problema. Caso o indivíduo encontra-se nessa situação, Giovana salienta que é extremamente importante procurar um atendimento médico especializado. “Há várias coisas dentro do ouvido que podem causar a diminuição da audição, inclusive a cera, que é de fácil tratamento e bem comum. Primeiro averiguamos se não há infecção ou corpo estranho e aí realizamos exames específicos como a audiometria, que mede o grau de audição e mostra se tem perda auditiva ou não”, explica.

Outro sintoma que pode surgir com a perda da audição é o zumbido. A otorrino frisa que somente o paciente pode verificar tal sintoma. “Ele pode se manifestar de diferentes jeitos, às vezes remete ao barulho de um grilo, uma cigarra ou de um motor”, ilustra. Trauma acústico, ruídos do dia a dia, o uso de medicamentos ototóxicos, tensões musculares e problemas na coluna cervical podem causar o aparecimento do zumbido. “O primeiro passo é investigar. Existem alguns tumores dentro do ouvido que podem causar zumbido. Por isso, precisamos excluir que sejam causas graves. Daí, fazer o tratamento adequado de acordo com o problema”, informa. 


Foto: Divulgação
Giovana ressalta a importância em procurar um atendimento médico especializado caso perceba a perda auditiva
Giovana ressalta a importância em procurar um atendimento médico especializado caso perceba a perda auditiva