compartilhe >>

Saiba como estão os animais resgatados nesta semana em Vera Cruz após maus tratos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/11/2020 20:00

Geral   SOB CUIDADOS

Nesta semana, dois casos de maus tratos contra animais chocaram a comunidade vera-cruzense. O primeiro foi identificado na segunda-feira (9), em ação da Polícia Civil, e dois cães adultos e uma mãe com quatro filhotes foram resgatados após serem encontrados amarrados e sem acesso à comida no pátio de uma residência no bairro Arco-Íris. Situação semelhante foi flagrada na terça-feira (10), em uma casa no bairro Conventos. Conforme a polícia, a ação foi desencadeada após uma denúncia anônima informar que um cão Pitbull estava abandonado no pátio da frente há cerca de 10 dias. Porém, no local, agentes se depararam com outros três cachorros da raça Pinscher, três gatos e um coelho, que também estavam sem comida e água, desta vez, no pátio de trás. Na residência, ainda, foram encontrados mais de 10 pássaros silvestres em cativeiro. 

Em ambos os casos, os animais foram encaminhados para tratamento em uma clínica veterinária e vão aguardar pela adoção no abrigo Amigos de Quatro Patas, em Vera Cruz. Segundo o médico veterinário Felipe Wazlawik, os cães resgatados na segunda-feira encontram-se bem e em breve poderão ser adotados. Além disso, um dos filhotes já tem um novo lar e há interessados em adotar a mãe. 

Em relação aos animais resgatados na terça, o veterinário explica que um Pinscher macho apresentou diarreia e está em observação, já outras duas fêmeas encontram-se bem, assim como o Pitbull. Em relação aos felinos, uma gata está em fase final de gestação e passa por cuidados, já os outros dois gatos passam bem. Entre os animais, o pior quadro é o do coelho, que está com desidratação e seguirá sob cuidados. Conforme o profissional, o animal poderia não ter sobrevivido, caso o resgate demorasse mais dias para ocorrer.

Os animais que não necessitam de maiores cuidados estarão disponíveis para adoção em breve. Segundo Felipe, diversas foram as ligações recebidas de interessados em adotar os bichinhos. Entre eles, assim que sair da clínica, o Pitbull será encaminhado diretamente para um novo lar. Interessados na adoção podem contatar através do (51) 99931-2319 e (51) 3056-4670.

PÁSSAROS 

Quanto aos pássaros silvestres, também retirados da casa no bairro Conventos, foram encaminhados para um viveiro em Santa Maria pelo Departamento de Meio Ambiente - que auxiliou no resgate dos animais, juntamente com o Departamento de Vigilância Sanitária do município.

INQUÉRITO POLICIAL 

Apesar de não estarem em casa no momento da abordagem policial, os tutores dos animais encontrados em situação de crueldade já foram identificados, conforme a delegada substituta da Delegacia de Vera Cruz Raquel Schneider. A delegada explica que eles irão responder inquérito por maus-tratos e que os moradores do bairro Arco-Íris já passaram por oitiva na delegacia, no entanto, o tutor dos animais encontrados no bairro Conventos deve ser ouvido nos próximos dias. 

COMO DENUNCIAR

Denúncias de maus tratos podem ser feitas através de Boletim de Ocorrência na Delegacia Civil, que deve ser entregue no Departamento do Meio Ambiente ou Vigilância Sanitária juntamente com provas, como fotos e vídeos. Para registrar a denúncia, sugere-se descrever os fatos ocorridos com a maior exatidão, clareza e objetividade possíveis, informando endereço e nome dos responsáveis envolvidos. 


Foto: divulgação
Na segunda, três cães adultos e quatro filhotes foram resgatados
Na segunda, três cães adultos e quatro filhotes foram resgatados

Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Na terça, o socorro chegou para quatro cachorros, três gatos, um coelho e mais de 10 pássaros
Na terça, o socorro chegou para quatro cachorros, três gatos, um coelho e mais de 10 pássaros