compartilhe >>

Óbitos e aumento de casos positivos da covid-19 ligam o sinal de alerta na região


Publicado 13/11/2020 07:00
Atualizado 13/11/2020 07:08

Covid-19   EM ALERTA

Os óbitos por coronavírus registrados nesta semana na região acendem o sinal de alerta. Enquanto a expectativa da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde era uma diminuição no número de casos, o que tem acontecido é uma maior incidência de casos positivos na região. 

Segundo a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, até o momento foram analisados diversos aspectos, mas ainda não é possível dizer se a região corre o risco de ficar com a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado. Nessa semana, por exemplo, foram registrados dois óbitos em Santa Cruz do Sul, sendo uma paciente que estava fora do município e uma que se encontrava na cidade. Além disso, nesta quinta-feira foi confirmada a 24ª morte por covid-19 em Venâncio Aires, o que preocupa a 13ª. 

Mariluce explica que há uma diminuição de pacientes em UTI, contudo, foi registrado um aumento de pacientes em leitos ambulatoriais e um crescimento no número de casos positivos de coronavírus. Conforme ela, isso ocorre em função de uma maior flexibilidade de alguns serviços aumento de circulação de pessoas nas ruas. "Mas nós também aumentamos o nosso número de testagem. É todo um contexto que leva ao aumento do número de casos", acrescenta. 

Atualmente há pacientes de outras regiões do estado internados na UTI de hospitais da região. "Internações de pacientes da nossa região são poucas. Temos pacientes sim, mas muitos de outras regiões. Esperávamos que fosse registrada uma diminuição no número de casos, mas está se mantendo em um aumento de 40 a 50 casos dia", complementa Mariluce. 


Foto: Kethlin Meurer / Arquivo Portal Arauto
Embora tenha diminuído o número pacientes em UTI, foi registrado um aumento de pacientes em leitos ambulatoriais
Embora tenha diminuído o número pacientes em UTI, foi registrado um aumento de pacientes em leitos ambulatoriais