compartilhe >>

Professores de Santa Cruz inovam e criam primeiro canal brasileiro de culinária em miniatura apresentado por criança


Publicado 11/11/2020 19:48
Atualizado 11/11/2020 19:49

Geral   COVA DO DENTE

Três professores criativos e uma criança comunicativa e apaixonada por miniaturas. Essa foi a receita principal para o surgimento do canal “Culinária para Cova do Dente”. Uma produção inovadora de moradores de Santa Cruz do Sul que promete encantar todos os públicos, da infância a terceira idade, com diversos minis pratos e lanches.

Com a apresentação de Teodora Kaufmann Rodrigues, de oito anos, o projeto tem a produção dos professores Amanda Kaufmann (mãe da menina), Edinho Nascimento e Liliane Barros Silveira. A pequena santa-cruzense ainda conta com o apoio do pai, Matias Silveira Rodrigues.

Aluna do segundo ano do Ensino Fundamental, Teodora sempre demonstrou interesse por miniaturas. Há três anos, ganhou sua primeira mini casa de boneca e o amor foi à primeira vista. “Começou seu desejo de deixá-la parecida com o real. A mini casa ganhou guardanapos para as mesas de centro com vasos de flores, toalha de rosto e produtos de higiene no banheiro, tapete na sala, lenha na lareira, quadro na parede, e, da mesma forma, a cozinha também começou a receber utensílios para os preparos das comidinhas”, relata Amanda.

Em uma das brincadeiras, a menina percebeu que as panelinhas eram de alumínio e que poderiam ser colocadas no fogo, fazendo menção aos vídeos que já tinha acompanhado sobre a arte de cozinhar em miniatura. Foi assim que surgiu seu primeiro fogão improvisado, com uma velinha, onde preparou arroz e massa. “Depois daí nunca mais parou! Em pouco tempo a cozinha da casinha de boneca já não tinha mais espaço para tantas coisas. Então, na bancada da cozinha de sua casa passou a ficar uma mini cristaleira com todos os seus utensílios”, explica. 

Culinária para cova do dente

E o que era uma brincadeira, tornou-se trabalho sério, mas ainda muito divertido. A ideia inicial era os adultos reproduzirem pratos em miniatura, apenas com as mãos aparecendo no vídeo, no mesmo estilo que já é feito nas tradicionais produções japonesas e no canal brasileiro “Mini Cozinha Brasileira”. Conforme Amanda, os professores Edinho Nascimento e Liliane Barros Silveira Cunha ressaltavam constantemente a desenvoltura e capacidade de Teodora comunicar-se com as pessoas. “Assim, em uma conversa informal, começou a nascer a parceria da Culinária para Cova do Dente. Nosso principal diferencial é ela ser a primeira criança a realizar a arte de cozinhar em miniatura. Seu carisma ao se comunicar com quem estará assistindo os vídeos também fazem a diferença”, ressalta.

Além da espontaneidade de Teodora, a menina – que deseja ser chefe de cozinha e médica – sempre se inspirou no avô Wilmar Kaufmann quando o assunto é cozinhar. “Ele lhe ensina muitas coisas na cozinha, bem como juntos fizeram uma horta onde muitos dos alimentos que estão sendo preparados no canal vêm de lá”, conta. Com dezenas de utensílios em miniatura, que chegam dos Estados Unidos e da China, Teodora reproduz os mais diversos pratos e, é claro, saboreia todos eles no final. “Tchau, com gostinho de quero mais”, encerra os vídeos.

O canal foi criado no dia 2 de novembro e já conta com vídeos de preparação de panqueca e pastel, além de outros que trazem detalhes sobre os utensílios e o projeto. Toda a preparação dos alimentos é monitorada pelos adultos. Edinho Nascimento é o responsável pelas gravações e edições dos vídeos. Já Amanda e Liliane ficam com a parte da estética, seleção das receitas, organização dos alimentos e roteiro. No total, 15 vídeos já foram gravados. A ideia é publicar um a dois vídeos por semana.

Segundo Teodora, a parte mais legal de cozinhar em miniatura é focar na concentração. “Como é tudo muito pequeno é fácil de cair. Eu amo ver a comida de verdade pronta em uma panelinha tão pequena. Venham todos conhecer o nosso canal, nos sigam no Instagram e se inscrevam em nosso canal. Ajude a Culinária para Cova do Dente a ficar conhecida levando para as pessoas a incrível arte de cozinhar em miniatura”, destaca.

Clique aqui para inscrever-se no canal.

Instagram: @cova_do_dente