compartilhe >>

Nova fonte de captação de água vai abastecer 800 famílias em Vale do Sol


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 10/11/2020 19:30
Atualizado 10/11/2020 19:30

Geral   MELHORIAS NA REDE

Até o fim deste mês, cerca de 800 famílias vale-solenses que residem entre as localidades de Alto Rio Pardense e Faxinal de Dentro - parte dessa localidade é abastecida exclusivamente pela Fonte Voese - vão ser beneficiadas com a nova captação de água de Rio Pardense, a Fonte Wegner. Até então, a comunidade nesses locais vinha sendo abastecida por um poço profundo e duas nascentes, que compõem o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Rio Pardense, explica a química da Prefeitura e responsável pela qualidade da água no município, Isabel Cristine de Carvalho, e agora terá mais um reforço para amenizar os problemas de falta d’água ligadas a esse sistema, principalmente em Faxinal de Dentro.

De acordo com o coordenador do Setor Municipal de Água e Esgoto (Semae), Henrique Becker, a expectativa é de que a intervenção, que teve início em março deste ano, seja concluída em 20 dias. “No momento, ainda falta interligar o reservatório à rede de água e, após, os moradores vão poder usufruir da melhoria”, frisa. 

Isabel esclarece, ainda, que em junho deste ano foi realizada coleta e análise da água bruta da Fonte Wegner, verificando 140 parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado, e que atestaram a qualidade da água bruta, sem tratamento. De acordo com a profissional, esse é o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) que atende a maior porcentagem da população do município. Para abastecer 76,33% da população vale-solense com água tratada - conforme o Datasus, 2020 -, existem 190 quilômetros de rede, que atendem 2.524 ligações ativas de água cadastradas - segundo dados de 2 de janeiro de 2020 -, cuja água provém de 10 nascentes e oito poços profundos distribuídos por todo o município, alguns interligados e outros isolados.


Foto: divulgação
Fonte Wegner vai prover água para cerca de 800 famílias
Fonte Wegner vai prover água para cerca de 800 famílias