compartilhe >>

Seasc apresenta carta de sugestões aos candidatos à Prefeitura de Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 07/11/2020 18:09
Atualizado 07/11/2020 18:11

Geral   PROPOSTAS

A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) iniciou nesta semana uma série de encontros com os candidatos ao cargo de prefeito de Santa Cruz do Sul. O objetivo é entregar para cada postulante uma carta com um conjunto de proposições técnicas sugeridas para os planos de governo com a parceria e apoio dos profissionais. O documento foi elaborado pelas entidades nacionais vinculadas à arquitetura e ao urbanismo e reúne medidas que visam possibilitar às cidades uma vida mais sustentável, resiliente, inclusiva e promotora do bem-estar social.

Além de entregar a carta dos conselhos de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e de Santa Catarina (CAU/SC), a Seasc acrescenta no documento pontos regionais importantes a serem levados em consideração pela futura administração de Santa Cruz do Sul na elaboração de políticas públicas. Entre as sugestões apresentadas estão a atualização do Código de Obras e a criação de uma cartilha padronizada para os passeios públicos, facilitando o projeto e a manutenção dos mesmos, e o licenciamento eletrônico para aprovação de projetos.

A entidade propõe ainda para o município a criação de uma comissão permanente de Planejamento Urbano, com a participação ativa das entidades para o estudo permanente de questões envolvendo os planos diretor, de arborização, ambiental, de praças, da bacia hidrográfica, de escoamentos pluviais e de utilização das áreas públicas. Por fim, sugere revisar e implementar o Plano de Mobilidade, com estudos dos impactos do crescimento acelerado da cidade na última década.

No documento elaborado pelo CAU/RS e CAU/SC, intitulado “Carta das(os) Arquitetas(os) e Urbanistas às(aos) Candidatas(os) às Eleições Municipais 2020”, são destacados tópicos prioritários que visam contribuir com a formulação de ações e propostas, que são gestão urbana e planejamento, habitação, espaços e equipamentos públicos, mobilidade, meio ambiente e saneamento e patrimônio cultural. Na carta, os conselhos também apontam cinco pontos fundamentais para discussão e apresentam uma série de proposições baseadas nos eixos arquitetura e saúde, cidades sustentáveis, governança e financiamento, paisagem e patrimônio e mobilidade e inclusão.

A Seasc

A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul foi fundada em 4 de maio de 1974 e atualmente conta com 163 associados. É uma das principais entidades de classes representativas da região e tem por finalidade congregar os profissionais promovendo a valorização do exercício e da ética profissional.

Entre outros objetivos, colabora com os poderes públicos, como órgão técnico consultivo, no estudo de solução dos problemas que se relacionem às áreas afins, visando aos interesses da população e estimulando e desenvolvendo ações conjuntas em benefício dos cidadãos. A Seasc participa do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Rural, do Conselho de Habitação, do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico.