Arauto Saúde: dicas para quem quer dar os primeiros passos na prática da corrida


Por: Portal Arauto
Fonte: Grupo Arauto
Publicado 07/11/2020 07:08
Atualizado 07/11/2020 07:08

Geral Arauto Saúde   ESPORTE

A corrida tem se tornado um dos esportes mais praticados e ganhado cada vez mais adeptos, justamente por se tratar de um exercício acessível e muito saudável para quem pratica. Para iniciar, basta seguir algumas dicas e estar motivado a continuar treinando. Pensando na importância desta prática, o convidado do Arauto Saúde desta semana é o maratonista e professor de educação física Fabiano Peçanha, que explica o que uma pessoa precisa fazer para iniciar na corrida ou se preparar para uma maratona. 

Conforme Peçanha, é necessário procurar um médico e um educador físico, pois existe a individualidade biológica que precisa ser respeitada e levada em conta pelas pessoas que queiram iniciar na atividade física. “Se a saúde estiver em dia, o próximo passo é procurar um profissional de educação física, que irá orientá-lo sobre a melhor forma de começar”, destaca. 

Existem diversos caminhos de partida que levam em consideração a característica de cada indivíduo, a partir de seu objetivo. “Por exemplo, há pessoas que começam em um nível mais rápido, que correm com uma frequência maior ou uma distância mais longa”, salienta o profissional. No entanto, segundo Fabiano, as maiores procuras são daqueles que querem dar os primeiros passos na corrida. “São pessoas que geralmente só caminham e querem iniciar na prática da corrida com mais frequência”, ressalta. 

Para o maratonista, a orientação é que a corrida seja incluída aos poucos na rotina. Em um exercício de 30 minutos, é solicitado que se intercale um tempo de caminhada e um de corrida. Por exemplo, caminhar por quatro minutos e correr por um minuto até que se complete o tempo total. “Com a adaptação do organismo para quem realiza a atividade três vezes na semana, por exemplo, é importante reduzir o tempo de caminhada e aumentar da corrida. Depois, correr se torna maior do que caminhar”, explica.

Aqueles que já estão acostumados e querem melhorar a intensidade, obter resultados ou correr percursos cada vez maiores, é imprescindível um cronograma que será adaptado de acordo com cada um. “Além dos objetivos psicológicos e físicos, os benefícios para o corpo e a mente são absolutamente incríveis. Por isso, não é à toa que a corrida é considerada um dos esportes que mais cresce e quiçá o mais praticado no Brasil e um dos mais praticados no mundo”, considera Fabiano. 


Foto: divulgação
Para Fabiano, é preciso considerar a característica de cada indivíduo e o seu objetivo
Para Fabiano, é preciso considerar a característica de cada indivíduo e o seu objetivo