Fentifumo e sindicatos dão início a negociações em Santa Catarina


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 06/11/2020 09:52
Atualizado 06/11/2020 11:30

Geral   SANTA CRUZ

 Na próxima semana, a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) participa das rodadas de negociação com os sindicatos filiados em Santa Catarina. Os encontros contemplarão os trabalhadores das empresas Souza Cruz e JTI, cuja data-base de reajuste é o mês de novembro. Na mesma agenda, ocorrerá um encontro com representantes das demais indústrias que têm o mês de dezembro fixado como limite ao reajuste.

O presidente da Fentifumo Gualter Baptista Júnior irá acompanhar as agendas que iniciam na próxima terça-feira, 10, com a reunião entre os sindicatos e a JTI. Na próxima quarta-feira será a vez da Souza Cruz e sindicatos sentarem para negociar. “Na quinta-feira, todas as outras empresas – exceto a Philip Morris, cuja data-base é janeiro – receberão as propostas dos trabalhadores”, diz Baptista Júnior.

Conforme o presidente, a pauta comum entre todos os trabalhadores é o repasse da inflação acumulada no período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Existem pequenas variações, de empresa para empresa, como reajuste da cesta básica, do auxílio-creche e manutenção de plano odontológico. Cada sindicato tem propostas nesta linha”, aponta.

Outra questão comum na pauta dos sindicatos e federação está a manutenção dos empregos – tanto aos trabalhadores sazonais, quanto para os efetivos – aos trabalhadores pertencentes aos grupos de risco do novo coronavírus. Na última safra, vários trabalhadores foram afastados das linhas de produção, por conta das restrições da pandemia da Covid-19. “Esta é uma bandeira defendida pela Fentifumo, que agora será levantada em Santa Catarina também, para incluir os trabalhadores que pertencem aos grupos de risco no quadro de contratados da próxima safra”, destaca o presidente da Fentifumo.