União Corinthians anuncia retorno ao cenário de basquete adulto


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 04/11/2020 19:05
Atualizado 04/11/2020 19:26

Esportes   RETOMADA

Mesmo tendo se passado 26 anos da maior conquista do basquete do interior do Rio Grande do Sul, com o título de Campeão da Liga Nacional do Corinthians Sport Club, em 1994, o sonho de ver novamente uma equipe na disputa do campeonato adulto no país sempre esteve presente na comunidade santa-cruzense e nos dirigentes do clube. E a hora chegou: a diretoria do Esporte Clube União Corinthians, o UNICO, anunciou na tarde desta quarta-feira (4) o retorno da entidade a uma competição nacional adulta de basquete. “É uma grande alegria ver concretizado um projeto de base que iniciou em 2017. Voltar ao cenário nacional em 2021 nos enche de expectativa e otimismo”, destacou o diretor de Basquete, Diego Puntel.

A participação do UNICO no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto de Basquete, em 2021, juntamente com outras 11 equipes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, foi confirmada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), pelas redes sociais da entidade. “É um passo muito importante neste projeto, que iniciou com as categorias de base. Mas, ainda precisamos muito do apoio das empresas e da comunidade para conseguir montar uma equipe competitiva”, salientou o presidente do clube, Marco Jardim. A ideia é que a equipe que está disputando o Campeonato Estadual Adulto seja a base da nova formação para a competição nacional, que inicia em fevereiro do próximo ano.

A retomada do basquete santa-cruzense às competições iniciou em 2017, com a disputa do Campeonato Estadual. Já no ano seguinte, a equipe ficou com o título da competição pela 14ª vez. Também em 2018, o UNICO foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-21 e 7º colocado na Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). “Chegou a hora de darmos um passo adiante. O último campeonato nacional que disputamos foi em 2002. Depois de 19 anos, queremos reascender a chama do amor por este esporte e colocar novamente o nosso município no mapa do basquete nacional”, frisou Puntel.

Apoio – Embora a inscrição da equipe já esteja confirmada, o clube ainda trabalha na captação de patrocínios. A expectativa é que, nas próximas semanas, empresas locais também se motivem com a novidade e façam parte dos apoiadores do grupo para o Campeonato Brasileiro. “Temos certeza que, assim como algumas empresas são lembradas até hoje pelo título brasileiro de 1994, quem aliar sua marca ao retorno da equipe também será lembrado de uma forma muito positiva pela comunidade, independente do resultado. É hora de unir."

Com a participação, os jogos do Campeonato Brasileiro devem acontecer na “casa” do União Corinthians, que sediou jogos históricos na década de 90, o Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest. “Ainda não sabemos como estarão as restrições em virtude da pandemia, mas nossa expectativa é disputar os jogos no Poliesportivo. Já temos o apoio do Município neste sentido”, explicou o diretor de Basquete. Todas as partidas, no entanto, serão transmitidas pela TV e/ou Internet, potencializando ainda mais a exposição dos patrocinadores. “Se empresas locais desejam ampliar a visibilidade nacional, com um baixo investimento, a hora é agora. Além de fortalecer os negócios, ainda vai incentivar um esporte tão amado pelos santa-cruzenses", concluiu Jardim.


Foto: Divulgação/UNICO
Participação no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto de Basquete, em 2021, foi confirmada pelas redes sociais da CBB
Participação no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto de Basquete, em 2021, foi confirmada pelas redes sociais da CBB