compartilhe >>

195 pessoas esperam pelo exame da CNH em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 03/11/2020 14:00

Geral   HABILITAÇÃO

Há alguns meses, Nosso Jornal destacou os impactos da pandemia no atendimento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) relacionados, principalmente, ao aumento no número de candidatos à espera para realizar provas práticas e teóricas. O problema é consequência do período de suspensão das atividades, bem como pela menor oferta de vagas semanais para estes exames pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). Somente em Vera Cruz, o quantitativo de candidatos que já marcou o exame prático, mas ainda aguarda para realizá-lo, é de 195 – categorias A, B e D -, conforme o proprietário de um CFC do município, Fredy Machado. “Se levado em conta as 13 vagas ofertadas semanalmente para as provas práticas, estamos com agenda comprometida pelo menos até fevereiro de 2021”, salienta, ao explicar que antes da pandemia, os inscritos tinham à disposição 33 vagas por semana. 

Segundo Fredy, a demanda de candidatos à espera dos exames práticos é preocupante e a fila tem aumentado ainda mais após o Detran/RS não autorizar a realização das provas em dias de chuva. “Recentemente, tivemos de cancelar as provas práticas durante a realização, pois começou a chover. Além disso, na última sexta-feira não tivemos exame já que o Detran/RS esteve em feriado pelo Dia do Servidor Público, que foi comemorado na quarta-feira”, explica. Dessa forma, o proprietário esclarece que os candidatos que passariam pelas provas nestas datas estão sendo remanejados uma semana para frente, impactando toda a lista de espera já existente. 

SANTA CRUZ DO SUL

Na terra da Oktoberfest, os CFCs dividem opinião quando o assunto é a preocupação em relação às filas de espera para as provas práticas. Conforme o empresário Celso Esperidião, proprietário de dois estabelecimentos, o número de candidatos que aguardam pelos exames práticos ainda é alto, principalmente em função da queda no número de vagas semanais ofertadas, que foi de 50%. 

Outro CFC explica que entre as maiores dificuldades estão os feriados, que ocorrem em sua maioria em segundas-feiras, data de realização dos exames práticos. No entanto, afirma que o Detran/RS autorizou a oferta de provas extras e que aguarda para realizá-las. Já quanto às teóricas, esse mesmo CFC  destaca que não há maiores problemas, já que possui sala ampla que comporta até 21 alunos, o que permite manter a demanda em dia.
Por outro lado, o diretor geral de outro CFC do município, Paulo Cesar da Silva, afirma que o atendimento está voltando ao normal e que sempre que um candidato reprova, é possível encaixá-lo para um próximo exame em até 21 dias. Hoje, o CFC tem à disposição dos candidatos 15 vagas semanais, sendo que normalmente seriam 25, no entanto, Paulo frisa que isso não interfere no atendimento da demanda já que a procura tem sido menor junto ao estabelecimento.

DETRAN/RS JUSTIFICA

Conforme o Detran/RS, as vagas para as provas da habilitação têm sido menores para garantir tempo para higienização de veículos, no caso das práticas, e distanciamento entre os alunos, nas teóricas. Dessa forma, afirma que tem se esforçado para manter agendas disponíveis e ampliar número de vagas. “A distribuição das vagas varia conforme cada região do estado, levando em conta recursos disponíveis, profissionais que não são grupo de risco e tamanho de salas”, esclarece. Segundo levantamento do Detran/RS, em Vera Cruz, o quantitativo de candidatos em processo de habilitação e que concluíram a etapa de aulas mínimas obrigatórias, podendo agendar prova, é de 41 para teórica e 116 para prática. Já nos CFCs de Santa Cruz revela que esse montante é de 369 para exames teóricos e 718 para práticos. 

Para aumentar a capacidade de realização de provas nas regiões com maiores demandas, o Departamento tem realizado forças-tarefa de exames teóricos e práticos. São abertas turmas extras, além das agendas já existentes em cada CFC, para atendimento de mais pessoas. As turmas são atendidas por profissionais realocados de outras atividades do Detran/RS, com formação de fiscais de provas/examinadores de trânsito. Em Santa Cruz, salienta que um CFC localizado no Arroio Grande deverá ser atendido primeiro, possivelmente a partir da segunda quinzena de novembro, já que possui maior demanda de espera para agendamento de prova prática. Quanto aos demais estabelecimentos do município, o atendimento por força-tarefa deve ocorrer até o fim de 2020. 


Foto: Arauto FM / Lucas Batista
Dificuldade dos candidatos é conseguir agendar provas
Dificuldade dos candidatos é conseguir agendar provas